São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maneiras de buscar e rejeitar a fé

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"A Fé" foi o tema da 19ª edição da série "Diálogos Impertinentes", realizado no dia 24 de junho, no teatro de arena da PUC.
O evento contou com a participação de Carlos Heitor Cony, membro do Conselho Editorial da Folha, e do publicitário Mauro Salles, além dos mediadores Nelson Ascher, articulista da Folha, e Mário Sérgio Cortela, professor do departamento de teologia e ciências da religião da PUC-SP.
"Diálogos Impertinentes" é uma série promovida pela Folha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
A série, que ocorre toda última terça-feira do mês, é transmitida ao vivo pela TV PUC (canal 20 da Net São Paulo).
Durante o debate, Cony, ex-seminarista e ateu confesso, disse que entrou para o seminário não por fé, mas por "esperteza". "Talvez eu ainda não tenha a humildade suficiente para aceitar Deus. Eu achava que no seminário estava entre os bons, puros."
Salles, católico, acha que o ser humano tem o sonho de ser Deus. "O sonho de ser Deus é a grande alavanca da fé. Ele (o homem) percebe que alguma coisa está além de sua capacidade de inteligência."
"O Urbano" é o tema do próximo "Diálogos Impertinentes", que acontece na terça-feira, dia 29, às 20h40, no teatro do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Lapa).
O encontro terá como convidados o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim e a filósofa Olgária Matos. Os interessados podem retirar os convites na portaria da Folha (al. Barão de Limeira, 425) e nas bilheterias do Tuca (r. Monte Alegre, 1.024) e do Sesc Pompéia.
(MN)

Texto Anterior: As polêmicas de Furet
Próximo Texto: "A razão justifica a crença"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.