São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teia burocrática; Encontro com o papa; Avaliação de curso; Torre de marfim; Saber votar

Teia burocrática
"Quero manifestar nosso irrestrito apoio à posição expressa pelo professor Luís Pinguelli Rosa (22/7) com relação às absurdas restrições burocráticas impostas à importação de equipamentos e reagentes para pesquisa científica.
Dois são os principais obstáculos: 1) uma portaria baixada pelo Ministério da Saúde exigindo registro naquele ministério de todos os milhares e milhares de produtos importados para fins de pesquisa em saúde;
2) uma portaria do Ministério da Fazenda retirando das universidades todo e qualquer privilégio no 'desembaraço' de itens importados -ou seja, colocando a pesquisa científica em pé de igualdade com a importação de uísque e de automóveis.
Essa portaria é ainda mais absurda porque contraria uma lei que isenta desses trâmites a importação destinada à pesquisa científica.
Como competir com países onde tudo é descomplicado?
Pior: todo esse emaranhado burocrático que cotidianamente emperra nossas pesquisas nem sequer arranha o déficit da balança comercial: a pesquisa científica responde por menos de 1% de nossas importações."
Sérgio Henrique Ferreira, presidente da SBPC -Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Ribeirão Preto, SP)

Encontro com o papa
"A Folha tem publicado ultimamente comentários sobre os recursos para o 2º Encontro Mundial do Papa com as Famílias. Deve ser de interesse do jornal tomar conhecimento da realidade.
O Brasil foi escolhido como sede do 2º Encontro Mundial do Papa com as Famílias. Vinte e três mil dos milhares de peregrinos que virão ao Rio de Janeiro nessa ocasião serão acolhidos em casas de família, por pessoas que estão, desde já, de portas e corações abertos para recebê-los.
Há, em torno desse encontro, uma grande mobilização solidária de participação de todos os segmentos da sociedade.
A organização realizará um congresso sobre 'Família: Dom e Compromisso, Esperança da Humanidade' para 2.500 congressistas de todo o mundo; um Encontro de Testemunho e Confraternização no Maracanã para 140 mil pessoas, onde valores essenciais de família e demonstrações culturais serão representados e compartilhados por participantes de 190 países, dos cinco continentes; uma missa campal, no aterro do Flamengo, para mais de 1 milhão de pessoas e a celebração de missa na Catedral Metropolitana para 5.000 assistentes.
Para tanto, é preciso, de forma absolutamente transparente, buscar recursos materiais e humanos, por meio de uma extensa rede de colaboradores.
O evento é de grande importância para a Igreja Católica, mas também para o Brasil e o fortalecimento dos valores morais da família.
Como parte desse esforço, o uso de formas comerciais, desde que feito de maneira legítima, é uma atividade nobre e utilizada em todo o mundo, inclusive quando das visitas do Santo Padre.
Entretanto, não há ou haverá, em nenhum momento, qualquer espécie de vínculo, troca ou privilégio que envolvam a pessoa do Santo Padre."
D. Augusto José Zini Filho, moderador da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Avaliação de curso
"Sobre a reportagem 'Avaliação reprova formação de médico no país' (14/7):
1) a Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp, participou do programa de avaliação das escolas médicas brasileiras (Cinaem) e foi uma das 48 escolas que concluíram todas as etapas propostas;
2) o estudo avaliou desde condições político-administrativas, econômico-administrativas, de infra-estrutura até capacitação docente e discente;
3) após a divulgação dos resultados globais das escolas estudadas, recebemos, em disquete, o resultado do desempenho de nossa escola que foi, em todos os itens, superior aos resultados médios das demais escolas avaliadas;
4) estamos examinando particularidades desses dados, que pretendemos divulgar em breve, a fim de demonstrar que afirmações sobre 'mediocridade', falta de preparo docente etc. não correspondem ao desempenho da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp;
5) entendemos que o fato jornalístico divulgado corresponde ao que, em média, foi observado, porém tomamos a liberdade de escrever no sentido de preservar o nome de nossa instituição que, já há tantos anos, mantém a tradição de qualidade de ensino médico."
Hamilton da Rosa Pereira, vice-diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp -Universidade Estadual Paulista (Botucatu, SP)

Torre de marfim
"Enquanto a insatisfação social se amplia e os Estados entram em colapso, o monarca FHC isola-se em sua torre de marfim, cercado de acólitos; aparvalhado, claudica na intervenção federal em Alagoas, preocupado apenas com suas reformas.
Disseram-nos que tínhamos um estadista na Presidência; constatamos, porém, que a serviço das velhas e modernas oligarquias."
Agenor Bevilácqua Sobrinho (São Paulo, SP)

Saber votar
"Peço encarecidamente à Folha que, se possível, encontre algum repórter para defender o presidente Fernando Henrique.
O motivo deste pedido é que os textos feitos por Clóvis Rossi, Fernando Rodrigues e, especialmente, Carlos Heitor Cony fazem quem lê acreditar que realmente os militares tinham razão quando diziam que o povo brasileiro não sabia votar.
Chego à triste conclusão de que de nada adiantou participar das Diretas Já, pois seria melhor que os militares continuassem a 'eleger' os presidentes.
Assim, não teríamos de escutar que o povo brasileiro não sabe votar."
José Humberto Ramos de Mello (Penápolis, SP)

Texto Anterior: Caso Cpem: revelações e incógnitas
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.