São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

corra para a maternidade

Fique de olho na dilatação e nas contrações ou o seu filho poderá nascer no meio do caminho.
Pedro Paulo Pereira, diretor do pronto socorro de obstetrícia do Hospital das Clínicas, explica que "um parto mais fácil e rápido depende de três fatores principais: a proporção entre o tamanho do bebê e a bacia da mãe, a posição da criança e as contrações do útero".
As histórias de bebês que nascem a caminho do hospital podem ser prevenidas. "Na maioria dos casos, a mãe começou o trabalho de parto antes do imaginado e demorou a ir para o hospital", conta Pereira.
A advogada Marilucia Fanganiello, 47, teve três filhos. O primeiro começou a nascer em uma consulta ginecológica. A bolsa de água rompeu-se durante o exame de toque. "Ainda bem que a maternidade ficava do outro lado da rua", lembra Marilucia. Da segunda gravidez nasceram duas meninas gêmeas. "Quando cheguei na médica para consultar-me, já estava com cinco dedos de dilatação", conta.
Izabela Moi

Texto Anterior: a morte para a criança
Próximo Texto: 14 anos nas ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.