São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como fabricar produtos de higiene e limpeza?

Luis Geraldo Sena (Salvador, BA)
Para fabricar xampus, sabonetes e produtos de limpeza, é preciso haver um químico ou um farmacêutico que seja responsável pelo processo de produção, obtendo aprovação e registro no Ministério da Saúde.
A legislação determina que nenhum desses produtos pode ser industrializado, exposto à venda ou entregue ao consumo antes de registrado no órgão competente, estando de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.
Para manusear produtos, os empregados devem usar botas de borracha, luvas e roupas protetoras, além de manter o piso limpo.
Os equipamentos necessários para fabricar itens de limpeza são: tambor plástico de 100 litros, tambor de ferro de 200 litros, tambor de 100 litros de aço inoxidável, caldeirão de alumínio de 50 litros ou 100 litros.
A empresa vai precisar ainda de um sistema de aquecimento, balança, termômetro, funis, provetas, béqueres, balões de vidro, agitadores, panos de limpeza, embalagens e papel indicador universal.
Para fabricar xampu, os utensílios são: béquer, bagueta, destilador, proveta "phametro", viscosímetro, equipamento para banho-maria, termômetro e balança eletrônica.
Os produtos devem começar com uma produção piloto. O primeiro passo para produzir em escala industrial é definir quais produtos serão fabricados e qual será o mercado consumidor.
Sempre que terminar um lote de material, retirar uma amostra para um pequeno frasco transparente e marcar a data de fabricação.
Essa amostra servirá para comparar o produto com as próximas produções e ajuda a manter padrão de qualidade (cor, aspecto, viscosidade).
Antes de abrir a empresa, o empreendedor deve fazer um estudo de viabilidade econômica do negócio, já que existe muita concorrência com as grandes empresas.
Uma boa opção é vender para quem compra em grandes quantidades -hospitais, restaurantes, fábricas, condomínios, empresas.
Para abrir a empresa, será necessário ter registro na Junta Comercial, na Secretaria da Fazenda, na prefeitura, no INSS e no sindicato.
O interessado deve respeitar as exigências quanto à instalação e à localização da empresa, além de retirar o alvará de funcionamento e o da Vigilância Sanitária.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: SP ganha o 1º shopping exclusivo para lojistas
Próximo Texto: Moda dita tendência para os uniformes profissionais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.