São Paulo, quarta-feira, 6 de agosto de 1997
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Importante é melhor qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Diz o relatório do censo que, embora longe do ideal, a expansão quantitativa da escola no Brasil já permite que o governo redirecione seus investimentos no setor para a expansão qualitativa.
"Esperava uma taxa de escolaridade um pouquinho maior, mas ela já é boa, madura", afirmou o coordenador de projetos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Julio Jacobo.
Para ele, o desafio agora é manter as crianças na escola, evitando a evasão e a defasagem. "Isso passa por diminuir a taxa de retenção escolar, já que se comprovou que a evasão é muito ligada à repetência, e pela qualidade do ensino", disse.
Para Cristina Meirelles, coordenadora do programa Crer Para Ver, da Fundação Abrinq e da Natura, o fato de 10% das crianças entre 7 e 14 anos ainda estarem fora da escola "é muito sério".
"A gente precisa saber as causas disso. O que sabemos é que fatores como a falta de escolas, a má qualidade delas e o trabalho infantil influenciam muito", acrescentou.
As condições de ensino que os 90% de crianças que estão na escola enfrentam também preocupam a coordenadora. "O contato da criança com o conhecimento ser feito de acordo com a realidade social dela e de modo interessante, lúdico", afirmou Meirelles.

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