São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
UMA SALA IDEAL DE 1ª SÉRIE DO 1º GRAU PAREDES Pintura deve ser clara. Não espere paredes livres. A boa sala tem uma série de coisas (trabalhos de alunos, recortes de jornal etc.) pregadas na parede CABIDES Crianças de 7 anos, principalmente em São Paulo, chegam à escola agasalhadas. A sala deve ter lugar próprio para guardar as roupas JANELAS Em paredes diferentes, devem ter pelo menos 10% da área do piso, para permitir uma boa ventilação ESCANINHOS A sala deve ter um local onde cada aluno possa colocar o seu próprio material (exercícios já feitos, livros que não são usados em tarefas em casa, boletins) ARRUMAÇÃO Criança é, por natureza, bagunceira. As escolas lidam de formas diferentes com isso. O nível de arrumação é um valor e a visão dos pais deve coincidir com a da escola ILUMINAÇÃO Deve ser boa, se possível com luz natural, que venha das janelas. A sala de aula tem de ser um lugar saudável, atraente, aconchegante COMBINADOS 1) Prestar muita atenção quando a professora fala 2) Se organizar rápido para as atividades 3) Não reclamar antes da atividade LOUSA* 5,00 x 1,30 m Qualquer tipo serve. Em geral, o professor escreve a data e o roteiro do que os alunos vão fazer naquele dia. Quanto mais organizada, melhor COMBINADOS É frequente encontrar em uma sala de 1ª série uma cartolina com o título "Combinados", onde estão as regras (combinadas) de convivência da turma PISO Deve ser fácil de limpar. Muitas escolas começam o dia com uma atividade chamada "roda", em que os alunos sentam no chão em roda para conversar TABELAS A aprendizagem de operações básicas da matemática é auxiliada por tabelas de números. É frequente encontrar essas tabelas pregadas em alguma parede CARTEIRAS Devem ser adequadas ao tamanho dos alunos. Portanto, pequenas e fáceis de mudar de lugar, para permitir diferentes arranjos da sala ALFABETO Geralmente acima ou abaixo da lousa há o alfabeto, tanto em letra redonda como em letra corrida, com maiúsculas e minúsculas ALTURA MÍNIMA* 3m ÁREA RECOMENDADA* 52m² RELÓGIO O relógio mostra preocupação da escola com a organização temporal das atividades e dos próprios alunos QUADROS Para evitar pregar trabalhos em qualquer lugar, muitas escolas montam quadros. Neles podem ser encontradas, por exemplo, listas do tipo "O que sabemos sobre Marte" TOMADAS, NO MÍNIMO 2 LIVROS Uma estante de livros -que inclui gibis- na própria sala, além da biblioteca da escola, favorece o trabalho de alfabetização e estimula o contato dos alunos com esses "portadores de texto" * Para sala com 35 alunos Fonte das informações numéricas: `Especificações de Ambientes Escolares", Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Estado da Educação Fonte geral do quadro: escolas, educadores e publicações especializadas Texto Anterior: Classe deve ser sala de leitura Próximo Texto: Quando pais participam, rede pública tem bom desempenho Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |