São Paulo, quinta-feira, 7 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC defende controle populacional no Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem o planejamento familiar e disse estar preocupado com o grande número de abortos. FHC elogiou a curva demográfica descendente, que, segundo ele, aproxima o Brasil dos países europeus.
FHC falou com preocupação dos aspectos que contribuíram para a redução na natalidade e que "não são tão positivos, como o aborto, que muitas vezes é praticado, sobretudo nas camadas mais pobres". Ele defendeu a educação sexual e o planejamento familiar. "Achamos que é preciso haver uma preocupação com a difusão de informações para que seja feito um controle populacional com métodos mais adequados", disse.
Os comentários foram feitos por FHC ao comemorar os resultados da última pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ele comparou a situação atual com a época em que havia taxa demográfica explosiva. "Ninguém imaginava que a transição demográfica fosse dar-se com essa velocidade." O fato de a pesquisa apontar a existência de mais mulheres do que homens no Brasil foi motivo de brincadeira por parte de FHC. "Outro dado positivo para nós é que temos 2,5 milhões a mais de mulheres do que de homens."

Texto Anterior: Cegos pedem fim de taxas para importar equipamento
Próximo Texto: Paraplégicos podem fazer greve de fome
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.