São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reabertura de pista de ponte é adiada

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A ponte dos Remédios, na zona noroeste de São Paulo, passará por um teste de 594 toneladas antes de ter a pista São Paulo-Osasco liberada. Ela está totalmente interditada desde o dia 3 de junho, quando foi detectada uma rachadura na pista Osasco-São Paulo.
O "vestibular" pelo qual passará a ponte terá duas fases. O teste deve acontecer entre os dias 27 e 29 de agosto, segundo a Secretaria de Vias Públicas (SVP).
A maior provação do teste será quando as 22 betoneiras, de 27 toneladas cada, que serão empregadas no teste, ficarão enfileiradas na pista São Paulo-Osasco.
A ponte será examinada em seis pontos diferentes. Cada ponto será submetido a 54 toneladas de carga, mais do que ela foi reestruturada para suportar.
A reforma feita na estrutura ampliou a capacidade de carga de 36 para 45 toneladas.
Segundo o superintendente de obras da SVP, Paulo Taliba, serão feitas medições a cada etapa do teste e, se a ponte tiver uma oscilação normal, a pista São Paulo - Osasco será liberada no dia 30 de agosto.
"Com certeza (a reabertura) não passa do mês que vem", diz Taliba.
Prova
Segundo Taliba, o teste servirá também para mostrar à população que a ponte estará segura.
"Quando o povo vir aquele monte de caminhão sobre a ponte, não vai ter medo de passar por ela no dia seguinte."
Previsões iniciais da prefeitura davam conta de que a ponte seria reentregue ontem, mas atrasos na obra de reforço da estrutura adiaram o início das obras do novo pavimento, que começam hoje.
Segundo o engenheiro Humberto Caminha da Silva, da empresa Tecpont, um dos autores do projeto de reforma da ponte, o novo pavimento será de concreto armado, ao invés do asfalto que havia anteriormente.
Além de reduzir os custos, segundo o engenheiro, o novo pavimento, que usa tecnologia de ponta, suportará com mais conforto o aumento da capacidade de carga da ponte.
A pista São Paulo-Osasco funcionará em dois sentidos até novembro, quando deve ser entregue a pista Osasco-São Paulo.

Texto Anterior: Conheça as principais conclusões do relatório
Próximo Texto: Cebolão terá obras em setembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.