São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Caixa amarela' vai ajudar trânsito de SP

LUCIANA SCHNEIDER
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário municipal dos Transportes, Carlos de Souza Toledo, lança hoje às 11h a campanha "Nunca feche o cruzamento/97", na avenida Juscelino Kubitschek com a avenida Faria Lima, Itaim Bibi (zona sudoeste de SP).
O objetivo da campanha, segundo a assessoria, é impedir esse tipo de infração, frequente em São Paulo, que provoca transtornos ao trânsito.
A campanha terá início em 20 cruzamentos da cidade, onde estará pintada uma caixa amarela (conhecida por "yellow box"). Até o final do ano as caixas existirão em 116 cruzamentos.
O motorista que ficar dentro da caixa amarela receberá uma multa no valor de R$ 43,71. Em caso de reincidência, a multa dobra.
A fiscalização será realizada por funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito).
Para divulgar a campanha, a secretaria estará distribuindo mais de 150 mil folhetos aos motoristas, além de espalhar cerca de 400 faixas por toda a cidade.
Segundo avaliação de técnicos da CET, se os motoristas fecharem um cruzamento movimentado dez vezes no espaço de uma hora -impedindo o fluxo no sentido transversal- estarão provocando 2,5 km de congestionamento.
Esse tipo de campanha já foi realizado na cidade, em 1995, utilizando caixas brancas.
Segundo a assessoria da secretaria, a campanha ajudou bastante a melhorar a fluidez do trânsito na época.
Outros dois cruzamentos conhecidos que terão as caixas são a avenida Salim Farah Maluf com a Celso Garcia e avenida Santo Amaro com a avenida Morumbi.
Curitiba
O sistema das caixas amarelas foi importado de Londres e implantado pela primeira vez no Brasil em em Curitiba (PR), no início de abril deste ano.
Segundo estatísticas da cidade, o sistema reduziu em até 60% o número de obstruções dos cruzamentos.

Texto Anterior: Cebolão terá obras em setembro
Próximo Texto: Identificação de filho de oficial leva 8 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.