São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marco Maciel inaugura o 1º reator nuclear no Nordeste

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O vice-presidente da República, Marco Maciel, anunciou ontem em Recife (PE) a construção na cidade do primeiro reator nuclear das regiões Norte e Nordeste.
Projetado pela Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), o reator deverá entrar em operação em 2006 e produzirá materiais para uso médico e pesquisas.
Os equipamentos serão instalados na periferia de Recife, em um terreno de 740 mil m2 doado pelo Ministério do Exército.
A obra vai integrar o Centro Regional de Ciências Nucleares, lançado ontem. Até a implantação do reator em Pernambuco serão investidos cerca de R$ 15 milhões por ano na construção do centro.
Segundo o presidente da Cnen, José Mauro Esteves dos Santos, o reator terá baixa potência e capacidade de 10 megawatts -o equivalente a 5% do reator de Angra 1. Ambientalistas de Pernambuco, porém, consideram que o projeto "não esclarece" as "reais possibilidades" de acidente, nem o destino final do lixo nuclear. "Associar energia nuclear a problemas é como associar energia elétrica à cadeira elétrica", respondeu Maciel.
A obra contará com unidades de segurança radiológica, apoio logístico, treinamento e projetos especiais -como o desenvolvimento de técnicas nucleares de combate à seca.

Texto Anterior: Ensino pago é rejeitado por reitores
Próximo Texto: Legalização de jogo do bicho e cassino obtém parecer favorável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.