São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tufão deixa 13 mortos em Taiwan

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O tufão Winnie atingiu ontem o norte de Taiwan, incluindo a capital, Taipé, causou a morte de pelo menos 13 pessoas e deixou uma desaparecida, segundo dados do governo. A rádio estatal e equipes de resgate disseram que os mortos podem chegar a 20.
O Winnie tinha ventos de 144 km/h, com picos de 180 km/h, e derrubou pelo menos dez edifícios de cinco andares. Esses desabamentos mataram seis pessoas.
O tufão provocou deslizamentos de terra. Numa casa soterrada ao norte de Taipé, só uma mulher sobreviveu entre sete pessoas sob os escombros.
'Explosão'
O tufão soterrou estradas e inundou ruas até afundar carros. Houve congestionamentos nas cidades e nas estradas e queda de energia. Um repórter da TV estatal disse: "A cena inteira parece como se tivesse passado por uma explosão".
O governo fechou repartições, escolas e o mercado financeiro e mobilizou socorro, mas várias pessoas estão presas dentro de suas casas. Mais de 70 mil domicílios ficaram sem energia elétrica.
Os vôos domésticos foram suspensos, mas os internacionais prosseguiram nos horários.
Foi o primeiro tufão do ano em Taiwan. É o início da monção marítima, o regime de ventos do mar que trazem chuvas de verão ao sudeste da Ásia.
Um meteorologista disse que o Winnie enfraqueceu após passar pela ilha de Taiwan, mas que seguiu para noroeste, em direção à China continental, se deslocando a uma velocidade de 25 km/h.
Ele deveria atingir na noite de ontem a costa, ao sul da cidade chinesa de Ningbo (ao sul de Xangai), disse um serviço de meteorologia independente.

Texto Anterior: Muita água pode fazer mal a bebês, diz estudo
Próximo Texto: Mina antitanque mata 12 civis em Burundi; Sendero Luminoso liberta reféns no Peru; Após 158 anos, escola dos EUA aceita mulher; Chuvas matam quatro na América Latina; Mortos no Quênia chegam a ao menos 35; Governo do Camboja avança contra rivais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.