São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição à inclusão do Brasil no CS supreende FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto informou que o presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu com "surpresa" a declaração do argentino Carlos Menem de que estaria disposto a bloquear a intenção do Brasil de se candidatar a uma vaga no Conselho de Segurança da ONU.
"Porque, se fosse o contrário, se a Argentina estivesse postulando a vaga no Conselho de Segurança ampliado, ela certamente receberia o apoio e a compreensão do Brasil", afirmou o porta-voz da Presidência da República, Sergio Amaral.
A "surpresa" de FHC não foi exposta a Menem. Eles não tiveram nenhuma conversa ontem ou hoje.
O presidente reiterou a sua posição de aceitar com "tranquilidade" o título concedido pelos EUA à Argentina de "aliada estratégica". FHC disse que a nova posição argentina não afetará as relações no Mercosul.
A concessão norte-americana à Argentina provocou críticas e polêmicas no Chile, que promete levar a questão à reunião do Grupo do Rio, que acontece em Assunção (Paraguai) no próximo fim-de-semana.

Texto Anterior: Reação à greve divide os governistas
Próximo Texto: Vaticano rebate ataque ao papa de líder separatista da Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.