São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilotar jipão em estradas acidentadas requer prática

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Pilotar o jipão em trilhas esburacadas de terra requer prática. Durante a avaliação feita pela Folha, na Serra da Cantareira (Grande São Paulo), foi possível constatar a dificuldade de controlar o carro em curvas, descidas e buracos.
O carro tende a desgarrar na traseira, os constantes saltos tiram os pneus do chão e a velocidade tem de unir rapidez e segurança.
Por outro lado, a robustez do carro dá segurança para manobras arrojadas, como subir um barranco bastante íngreme, passar velozmente sobre um pequeno morro e enfrentar grandes buracos.
Kolberg ensina que "não adianta passar o obstáculo e ter o pneu furado ou a suspensão quebrada". Um problema desse tipo pode comprometer o resultado final em uma competição.
Em trechos muito acidentados, o ideal é usar marchas reduzidas para ter mais controle sobre o carro. O motor fica sempre "cheio" -com rotações elevadas-, e a potência está todo o tempo disponível para o motorista.
Kolberg explica que, em ralis, deve-se evitar freadas bruscas. "Em vez de pisar no freio, é melhor reduzir a marcha para que os pneus não percam aderência."
Para superar essas dificuldades, Kolberg treina em trilhas na região de Alphaville e na Serra da Cantareira. Às vezes, viaja para Campos do Jordão (SP) ou para Monte Verde (MG) por estradas de terra.
"O treinamento é importante para conhecer meus limites, os limites do carro e ter segurança na hora de enfrentar uma curva fechada, uma pedra ou um buraco", conta o piloto.
Nova versão do Pajero
A Mitsubishi pretende importar o Pajero com motor de 3.500 cc a partir do início do ano que vem.
O veículo é vendido no Brasil na versão curta, de duas portas, e longa, de quatro portas. O preço do utilitário esportivo varia de US$ 43,9 mil a US$ 58,9 mil.
(HS)

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Saiba como será o Golf "brasileiro"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.