São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
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Saiba como será o Golf "brasileiro"

Carro chega ao país em 98

MARCELO TADEU LIA
ENVIADO ESPECIAL À ALEMANHA

O Volkswagen Golf, em sua quarta geração, ganhou uma "nova cara", maior segurança e conforto. O compacto, que será fabricado em São José dos Pinhais (PR) com essas novidades, a partir de meados de 98, foi apresentado em Bonn, Alemanha. A reestilização deixou o Golf "brasileiro" com design mais arredondado e formas encorpadas, que evidenciam sua esportividade.
A Volkswagen não informou oficialmente se pretende importar uma das oito versões do modelo para o Brasil antes do início de sua fabricação no Paraná.
A Folha avaliou as versões 1.8, com o novo motor de quatro cilindros e 20 válvulas, e a 2.3, também de 20 válvulas, mas com cinco cilindros e 150 cavalos, em estradas alemãs -na Europa, o Golf será lançado oficialmente a partir de setembro, no Salão de Frankfurt.
Principalmente no modelo 2.3, o motor responde de forma nervosa em maiores rotações, aumentando o deleite do motorista, que faz questão de pisar fundo numa "autobahn" (rodovia alemã de asfalto perfeito sem limite de velocidade).
Em rotações mais baixas, o motor demora para mostrar serviço, dificultando retomadas e saídas mais rápidas. Mas o conforto ao volante é garantido pelo excelente comportamento em curvas e pelo câmbio, macio e preciso.
A Volkswagen apenas não eliminou um grande problema, já existente no antigo Golf: a visibilidade traseira, prejudicada pela grande espessura da terceira coluna. Conforto
O Golf "brasileiro" tem 4,13 m de comprimento, 110 mm maior em relação à versão anterior, e está 40 mm mais largo. A distância entre os eixos também ficou 40 mm maior, passando a 2,51 m.
O que isso significa na prática? Em síntese, o carro está mais confortável e, principalmente, passa a contar com maior espaço interno para passageiros e bagagem.
Além disso, toda a família Golf passa a incorporar (como itens de série) vários acessórios de conforto e segurança, como airbags frontais e laterais (bolsas de ar que inflam em colisões), freios a disco nas quatro rodas, com dispositivo antitravamento ABS, e direção hidráulica.
Há, ainda, sensores de umidade no pára-brisa que controlam o funcionamento e a velocidade do dispositivo automaticamente -a água da chuva, ao tocar o vidro, aciona o limpador.
Os faróis ganharam novo conjunto ótico, com divisões internas cromadas, que garante um facho de luz mais eficiente. Tudo isso não fez com que o preço do veículo subisse. Na Europa, ao contrário, o Golf estará com preços menores -em média, o modelo passa a custar 3% a menos.

O jornalista Marcelo Tadeu Lia viajou a convite da Volkswagen

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