São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997 |
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Competição tem abertura frustrante
AMIR LABAKI
"The Winter Guest" é o típico filme de estréia de ator atrás das câmeras. Parte de um texto teatral, aposta no tom intimista e confia totalmente no carisma dos atores. Tudo se concentra em torno de quatro encontros num dia de inverno de uma cidadela do litoral da Escócia. O principal envolve Frances, uma jovem viúva que se recusa a começar uma nova vida, e Elspeth, sua forte mãe. Emma Thompson ("Razão e Sensibilidade") e Phyllida Law ("Emma") reproduzem na tela a relação da vida real. Os três outros pares são formados pelo filho de Frances e a nova namorada, dois garotos que matam aula e duas velhinhas que aproveitam um velório para se deliciarem com quitutes da cidade. Nenhuma das histórias constrói propriamente um drama, restringindo-se a exibir um momento daquelas existências. O potencial das situações não parece bem explorado, impondo uma sensação de superficialidade reforçada pelos planos tipo cartão-postal da Escócia sob neve. O cinema britânico, aqui vitorioso no ano passado com "Michael Collins", merecia melhor representante na disputa. O mesmo vale para a produção francesa. Benoit Jacquot não conseguiu finalizar seu novo filme a tempo. "Le Septième Ciel" é um misto entre o Truffaut cronista dos amores burgueses e o Bellocchio psicanalista do mal-estar contemporâneo. A hipnose é a saída encontrada para a crise do casamento da cleptomaníaca Mathilde (Sandrine Kiberlain) com o cirurgião Nico (Vincent Lindon). A disputa de verdade ainda não começou. (AL) Texto Anterior: Retrato íntimo de Woody Allen é exibido Próximo Texto: Vote em Indiana Jones para presidente Índice |
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