São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gene poderá explicar o envelhecimento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas dos Estados Unidos descobriram uma mutação genética que poderá ajudar a compreender o mecanismo do envelhecimento humano, segundo estudo publicado na edição de hoje da revista "Science".
Mutação genética é uma alteração em genes, que são situados no núcleo das células e contêm as informações que orientam o crescimento dos seres vivos.
O gene alterado, denominado SGS1, foi encontrado em leveduras -que são fungos que provocam fermentação- e é semelhante a outra mutação de gene, a WRN, que provoca a síndrome de Werner. Essa doença causa o aparecimento precoce de sintomas de envelhecimento, como branqueamento e perda de cabelos, osteoporose (rarefação anormal de ossos) e catarata (perda da transparência do cristalino dos olhos).
As células dos pacientes afetados pela síndrome de Werner se reproduzem a uma taxa 50% menor que a das células normais, segundo Leonard Guarente e seus colegas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. As células de leveduras com a mutação genética SGS1 também se reproduzem à taxa equivalente à metade da multiplicação das células normais.

Texto Anterior: Estudo liga suicídio a homossexualismo
Próximo Texto: Netanyahu duvida da paz no Oriente Médio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.