São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adutora rompe em SP

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento da pressão nos encanamentos, devido ao baixo consumo de água durante o inverno, e o desgaste no material da tubulação de ferro fundido provocaram, segundo a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o rompimento de uma subadutora na esquina da alameda Joaquim Eugênio de Lima com a rua São Carlos do Pinhal, na Bela Vista.
A Sabesp pretendia concluir o reparo até o final da tarde de ontem. A tubulação rompida começa na alameda Santos, no reservatório Vila América, e abastece o bairro de Bela Vista, cujos moradores não foram afetados pela falta d'água.
Operários da Sabesp realizaram uma manobra, isolando o trecho afetado, e o bairro passou a ser abastecido por outro reservatório enquanto o reparo não acabava.
"Como as casas e prédios têm seus próprios reservatórios, que têm autonomia para até 24 horas de abastecimento, e o problema ocorreu de madrugada, os moradores não devem ter ficado desabastecidos", disse o engenheiro José Luiz Lorenzi.
Segundo Lorenzi, seria sentida falta d'água se o isolamento do trecho não fosse realizado em menos de 12 horas.
Segundo a Sabesp, o trânsito no cruzamento da alameda Joaquim Eugênio Lima com a rua São Carlos do Pinhal deverá estar completamente livre hoje pela manhã.
Gás
O rompimento da subadutora causou outro problema. Durante as escavações, por volta das 7h, as máquinas atingiram um cano da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), interrompendo o fornecimento parcialmente.
Às 8h, operários da Comgás fizeram um reparo no cano. Para que o abastecimento não fosse cortado, foi diminuída a pressão na tubulação.
Pelo menos um prédio na rua São Carlos do Pinhal ficou sem gás. Segundo a Comgás, não houve risco de explosão porque o gás natural é mais leve que o ar e se dispersou.
Segundo a Comgás, o corte não chegou a ser total. "O gás apenas chegou mais fraco em algumas casas", disse o assessor de imprensa da companhia, Soisi Kanashiro.
(MO)

Texto Anterior: Conselho considera ação uma 'vitória'
Próximo Texto: Grupo rouba 4 estações de metrô em 35 min
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.