São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mister Sam reaparece com seu ideário extravagante

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DO ENVIADO ESPECIAL

Argentino radicado no Brasil a partir de 73 e hoje se dividindo entre São Paulo e Miami, Santiago Malnati, o Mister Sam, representa a gravadora Paradoxx no Midem com discurso caloroso e ideário extravagante.
"Na música, você não pode querer progredir. Hoje, tudo é regravação. Só resiste quem se mantém fiel a uma filosofia, quem não muda, como Roberto Carlos. Se deu certo, não pode sair da linha."
Mister Sam, roqueiro na Argentina nos anos 60 e produtor de algumas faixas do primeiro disco dos Secos & Molhados, foi responsável pelo sucesso popular de Gretchen, à época -final dos anos 70, começo dos 80- considerada brega e vulgar e hoje recuperada com status de cult kitsch.
"Gretchen foi o que a Xuxa virou depois e a Carla do Tchan é hoje. Vou dizer uma coisa: se a Madonna existe, é porque houve a Gretchen. Um executivo americano me disse que não poderia lançar a Gretchen lá porque seu inglês era péssimo, mas que ia criar a sua Gretchen. É a Madonna."
Depois, arquitetou artistas como Sharon ("Era a rival da Gretchen. Todo artista tem que ter um contra, senão morre logo"), Nahim, Los Maneros e Flor.
Trabalhando hoje na Paradoxx, revela seu entusiasmo pela "boy band" Dominó. "Eles estão em quinto lugar na parada na França, vão gravar em francês."
Diz que seu próximo passo será relançar Sidney Magal. "Vai ser o Magal cigano, fiel à sua filosofia. Ele gravou um disco chique, cheio de orquestra -não vendeu nada."
Mister Sam diz que aposta na latinização do planeta Terra. "Talvez eu não viva para ver, mas o espanhol vai ser a língua mais falada do mundo." Para ele, a latinidade é a senha para que o Brasil aconteça no Primeiro Mundo.
"Artista brasileiro emplaca na Europa quando expressa a alegria e o frescor da música latina. Gilberto Gil fez show em Miami para 50 pessoas; na França, vi shows lotadíssimos do Skank, eles têm essa alegria. É o mesmo caso dos Paralamas, que dizem que o som que tirei com a Gretchen é o que mais influenciou o que eles fazem hoje."
Essa é a cara do Midem Latin America & Caribbean Music Market 97.
(PAS)

Texto Anterior: Brasil estréia "perdido" no Midem
Próximo Texto: Braziliana começa ao som de batuque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.