São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-comandante critica atual política de segurança

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-comandante da Polícia Militar de São Paulo coronel Claudionor Lisboa afirmou ontem que "a política de segurança do atual governo não favorece o combate à criminalidade".
Lisboa deixou o posto de comandante da PM na última sexta-feira, um dia após o secretário da Segurança Pública, José Afonso da Silva, convocá-lo para um reunião onde afirmou que faria mudanças no comando da corporação.
No pedido de exoneração que enviou a Afonso da Silva, Lisboa declarou que a missão de chefiar a PM de São Paulo é muito difícil.
"A criminalidade é muito grande. A polícia combate apenas efeitos, e não as causas. Índice de criminalidade não se baixa sem operações de bloqueio, sem fiscalizações em veículos etc. A grande dificuldade que a PM teve foi exatamente o tipo de atuação."
Lisboa afirmou que propôs várias vezes esse tipo de atuação, só que não houve aceitação. "A política de segurança adotada pelo governo era uma outra. Só que é um tipo de política que também não corrobora muito para baixar a criminalidade", disse. "Não estou pregando a polícia violenta. Estou pregando a polícia enérgica, com operações de polícia."
O ex-comandante afirmou ainda que não entendeu as críticas de falta de comando feitas por Afonso da Silva. "Realmente, não esperava essa conduta dele. Achei que foi um pouco agressivo. Fizemos o melhor que pudemos."
Lisboa disse também que ficou surpreso com as declarações do secretário de que os índices de criminalidade aumentaram.
Segundo ele, cerca de 40 dias atrás Afonso da Silva havia dito justamente o contrário.
"Não sei os dados que ele tem. Se a criminalidade aumentou, deve estar havendo omissão da polícia de São Paulo, e não da PM."
Afonso da Silva informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não iria comentar declarações "de um subordinado".

Texto Anterior: Comandante quer PM junto da população
Próximo Texto: Roubo gera denúncia contra filho de Lisboa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.