São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC recebe relatório sobre PMs

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As Polícias Militares do Brasil estão entre as piores da América Latina, junto com as do México, da Argentina e da Venezuela.
Essa conclusão é da Human Rights Watch/Américas, uma das principais entidades de defesa dos direitos humanos dos EUA, e foi levada ontem ao presidente Fernando Henrique Cardoso pelo seu diretor-executivo, José Miguel Vivanco.
Os quatro países foram considerados recordistas em violação de direitos humanos.
A Human Rights Watch fez pesquisa na área de segurança pública em sete capitais brasileiras.
As políticas de segurança executadas em São Paulo, Recife e Porto Alegre foram consideradas corretas. As políticas implementadas no Rio de Janeiro e em Natal foram consideradas péssimas.
As Polícias Militares de Belo Horizonte e Salvador não receberam críticas nem elogios.
A entidade analisou as políticas de segurança pública em 74 países. A conclusão e as recomendações sobre o Brasil estão no relatório "Brutalidade Policial Urbana no Brasil", de 117 páginas, entregue ontem a FHC.
José Miguel Vivanco disse que o presidente se mostrou entusiasmado e disposto em melhorar as condições das Polícias Militares no país.
Ele se disse favorável à maior autonomia para os Estados na organização de suas polícias proposta pelo governo federal.
Segundo Vivanco, os quatro países tiveram suas polícias consideradas violentas "pela magnitude e gravidade de problemas como torturas e maus-tratos, detenções ilegais e impunidade".

Texto Anterior: Polícia encerra greve em Goiás
Próximo Texto: Vera Fischer inicia tratamento no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.