São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excel compra empresa saudável da Golden

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Banco Excel Econômico comprou do grupo Golden Cross a Amico Assistência Médica. O negócio foi fechado na última sexta-feira e o valor não foi divulgado.
Embora pertencesse ao grupo da família Soldani Afonso, a Amico não estava no pacote de quatro empresas cuja gestão passou a ser feita pelo Excel no mês passado.
A decisão do Excel de propor a compra da Amico, que não fazia parte das negociações iniciais entre as duas partes, resultou de uma série de auditorias feitas no grupo Golden Cross.
Segundo pessoas próximas à negociação, o banco teria avaliado a Amico como a empresa mais saudável do grupo, com potencial de crescer rapidamente.
Segundo a Folha apurou, o Excel teve que disputar com o Unibanco para ficar com a Amico. O Unibanco já teria realizado auditorias dentro da empresa de saúde e até mesmo formalizado sua proposta de compra. O banco não comentou o assunto.
Na sexta-feira, um banco de investimentos paulista bastante agressivo também fez uma tentativa de adquirir a Amico.
A Amico tem 500 mil clientes, concentrados no Estado de São Paulo, e emprega 2,3 mil profissionais, dos quais 250 são médicos. A empresa tem uma rede própria de cinco hospitais, 21 centros médicos e um laboratório.
No último dia 29 de agosto o Excel assinou um contrato para gerir a Golden Cross com opção de comprá-la em, no máximo, três anos.
Fazem parte do grupo de empresas que passaram a ser administradas pelo Excel a Golden Cross AIS (planos de saúde), a Golden Cross Seguradora, a Golden Cross Alimentação e a Golden Cross AIS (filantrópica).
A Golden Cross enfrenta problemas financeiros e tem um pesado endividamento.
A seguradora italiana Generali tentou adquirir a empresa, assim como o Banco Pactual.
Todas as contas da Golden vencidas a partir de 26 de agosto estão sendo pagas já pelo Excel. As obrigações anteriores a essa data estão sendo renegociadas pelos novos gestores.
Executivos da seguradora norte-americana Cigna, sócia do Excel, estão no país para participar da gestão da Golden Cross. Atualmente está sendo montada a equipe que fará o trabalho. Os executivos para a direção da Amico também estão sendo escolhidos.
Em nota divulgada à imprensa, o presidente do Excel Econômico, Ezequiel Nasser, disse que "o principal objetivo que leva o Excel a investir na aquisição da Amico é o interesse no grande potencial do mercado de planos de saúde no país".

Texto Anterior: TRT de SP dá aumento real para empregados da CPTM
Próximo Texto: Venda da Ceval faz Cia. Hering se dividir em duas empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.