São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gay faz sexo desprotegido

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Levantamento feito pelo Projeto Bela Vista mostra que quase 50% dos homossexuais admitem que mantiveram uma relação sexual anal sem camisinha com, pelo menos, um parceiro.
O programa -de preparação para testes de vacinas anti-HIV que acompanha homossexuais em São Paulo- faz entrevistas a cada seis meses desde 1994, e as respostas têm se repetido.
É com base nesse levantamento que a Secretaria da Saúde do Estado afirma que está tentando focar algumas de suas campanhas de prevenção.
Um projeto recente -que ainda não foi colocado em prática- quer tentar mobilizar donos de bares e boates gays para que eles ajudem na promoção de campanhas contra a doença. Essa idéia está sendo negociada com os comerciantes da região central.
Restam ainda as unidades móveis de prevenção, que uma vez por semana passam pelo centro distribuindo camisinhas e dando informação sobre a doença.
"Os homossexuais são uma de nossas prioridades, mas acho que há carência de projetos para eles", afirma Alexandre Grangeiro, do CRT/DST-Aids.
As outras prioridades da secretaria são as mulheres e os drogados, dois grupos que estão registrando crescimento expressivo de casos de Aids.
Para atingir as prostitutas -outro grupo de risco fortemente localizado no centro-, a secretaria tem um projeto na estação da Luz. Um grupo se reúne semanalmente para discutir a doença e aprender como evitar a contaminação.
Por fim, a secretaria vai trocar seringas e agulhas descartáveis para tentar reduzir o risco de contaminação de usuários de drogas injetáveis.
(LM)

Texto Anterior: Morte por Aids recua mais no centro de SP
Próximo Texto: Número reflete perfil do morador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.