São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura mecaniza coleta de lixo hospitalar em São Paulo

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), da Prefeitura de São Paulo, iniciou ontem a implementação da coleta mecanizada de lixo hospitalar.
Foram adquiridos 12 caminhões novos, com garras mecânicas. Os caminhões são decorados com telas adesivas que reproduzem paisagens da cidade.
Na fase inicial da implementação, os hospitais da cidade estão recebendo 700 contêineres, onde serão colocados os resíduos.
Os coletores não terão mais contato com o lixo e não estarão mais expostos a acidentes, pois as garras içarão os contêineres.
Os acidentes, segundo o diretor do Limpurb, Carlos Alberto Venturelli, foram um dos argumentos a favor da coleta mecanizada.
Segundo a Vega Sopave, empresa responsável pela coleta, dos 104 funcionários que recolhem resíduos de serviços de saúde, 18 se acidentaram ao coletar o lixo.
Segundo Carlos Fata, gerente operacional da Vega Sopave, nenhum funcionário da empresa se contaminou nos acidentes.
A coleta de lixo hospitalar é feita atualmente em 5.002 serviços de saúde -hospitais, farmácias, laboratórios de análises, clínicas médicas, veterinárias e odontológicas.
A coleta foi regulamentada em 15 de setembro pelo decreto 37.066 e obriga todos os serviços de saúde a se cadastrarem até 15 de novembro. O cadastramento é gratuito.
O Limpurb estima que, atualmente, apenas um terço do universo de empresas de saúde está cadastrado. Com a lei, a intenção da prefeitura é que as 10 mil empresas em situação irregular se cadastrem nos próximos dois meses.
Segundo o Limpurb, cerca de 500 empresas já estão se cadastrando. Os serviços de saúde que não se adaptarem à lei serão multados e poderão ser fechados.

Texto Anterior: Pane faz avião liberar combustível em vôo
Próximo Texto: Privatização do celular financia Educação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.