São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Volcano' deixa uma questão no final

LÚCIO RIBEIRO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

A lava que escorre incandescente pelas ruas de Los Angeles, no filme-catástrofe "Volcano - A Fúria", transcende a tela do cinema e vem deixar em brasa a discussão em torno da equação hollywoodiana: orçamento milionário mais grandes entrevistas mais marketing maciço igual a filme medíocre.
"Volcano", que estréia hoje em salas brasileiras, é o símbolo da malograda "temporada de verão 97", a mais espetacular da história do cinema, segundo havia prometido Hollywood.
O filme estreou em abril nos EUA, engrossando o pacote das superproduções cujos custos ultrapassaram os US$ 100 milhões, mas não obtiveram respostas de bilheteria na mesma proporção -"Batman e Robin", "Velocidade Máxima 2", "Força Aérea 1"...
Capitaneado pelo ator Tommy Lee Jones, "Volcano" junta explosões, destruição, uma Mãe-Natureza nervosa, draminhas existenciais, criancinhas em situações de perigo. Muito barulho por nada.
Tommy Lee é o engenheiro Mike Roark, responsável por, em caso de emergência, abastecer de energia e água a problemática Los Angeles dos terremotos. Numa bela manhã californiana, uma série de tremores chacoalha o metrô da cidade. Alerta para Mike Roark.
Não demora muito, um vulcão irrompe bravo no meio da Wilshire Boulevard, importante estrada que desemboca na famosa Rodeo Drive, uma das principais artérias do trânsito de Los Angeles.
Dividido entre dois dilemas, salvar milhares de pessoas ou aceitar que a filha coloque um brinco no nariz, nosso herói Roark-Jones opta por encarar o vulcão. Em duas horas e com a ajuda de uma vulcanologista (Anne Heche), o engenheiro tenta desviar a rota do mar de lava de 2.000 graus da cidade para o Oceano Pacífico.
Com a população a salvo e mesmo sabendo que o filme é de mentirinha, que o terrível vulcão na verdade é uma maquete e que a lava é feita do mesmo material usado em milk-shake do McDonald's, "Volcano" deixa uma pergunta.
Ao desviar a lava para o oceano, alguém pensou nos peixinhos?

Filme: Volcano - A Fúria
Produção: EUA, 1997
Direção: Mick Jackson
Com: Tommy Lee Curtis, Anne Heche
Quando: a partir de hoje nos cines Olido 2, Iguatemi 1, West Plaza 4, Bristol e circuito

Texto Anterior: "Dispenso astros no elenco", diz Thornton
Próximo Texto: Tommy Lee Jones é caubói na vida real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.