São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasa decide enviar astronauta para a estação orbital russa Mir

Lançamento do ônibus espacial foi marcado para ontem

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Nasa (agência espacial dos EUA) divulgou ontem a decisão final de enviar o astronauta David Wolf, 41, para a estação orbital russa Mir. O lançamento do ônibus espacial Atlantis, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, estava previsto para as 23h34 (horário de Brasília).
Segundo o administrador da Nasa, Daniel Goldin, a missão "não corre nenhum risco desnecessário". Goldin afirmou que tomou a decisão de prosseguir com a missão depois que pareceres independentes informaram sobre a segurança da Mir.
Wolf deverá substituir o astronauta norte-americano de origem britânica Michael Foale, que está na Mir com os russos Anatoli Soloviov e Pavel Vinogradov. O Atlantis deverá levar suprimentos e peças para reparos da Mir.
Em junho, a estação sofreu uma colisão com uma nave de carga não tripulada. O acidente foi considerado o pior ocorrido com a Mir em seus 11 anos de operação.
A decisão de Goldin foi criticada no Congresso dos EUA. O senador republicano James Sensenbrenner, por exemplo, afirmou que a Nasa não deveria enviar seus astronautas para a Mir enquanto os problemas da estação não forem solucionados.
"O presidente (Bill Clinton) está satisfeito com o processo utilizado e com a decisão tomada pelo administrador", disse Mike McCurry, porta-voz da Casa Branca.
Além de Wolf, o Atlantis deverá levar ao espaço a norte-americana Wendy Lawrence e seus compatriotas James Wetherbee, Michael Bloomfield, Scott Parazynski, o francês Jean-Loup Chrétien e o russo Vladimir Titov.

Texto Anterior: Estudo indica que o calor do Sol cresce e 'ajuda' efeito estufa
Próximo Texto: ONU podia evitar massacre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.