São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU podia evitar massacre

The Washington Post
de Washington

DE WASHINGTON

Forças de Paz da ONU em Ruanda tiveram condições de evitar o massacre ocorrido em 94, mas foram impedidas pelos superiores sediados em Nova York, disse o jornal, citando comissão de investigação belga.
O comandante das tropas da ONU em Ruanda, o canadense Romeo Dallaire, enviou fax em 11 de janeiro de 94 dizendo ter um informante. Esse informante avisou de um plano dos radicais da etnia hutu para exterminar milhares de civis tutsis. O informante também denunciou um esconderijo de armas.
No fax, Dallaire pedia ao seu superior, o também canadense Maurice Baril, autorização para confiscar as armas e dar asilo ao informante. A autorização foi negada pelo comando, disse ao jornal o senador belga Alain Destexhe, membro da comissão.

Texto Anterior: Nasa decide enviar astronauta para a estação orbital russa Mir
Próximo Texto: Blair promete para maio acordo na Irlanda; ONU se diz perto de deter sérvio Karadzic; FBI libera arquivos sobre John Lennon; Reformista é o novo premiê do Vietnã; Vaticano reclama de lei russa sobre religiões; ONU quer negociar na Colômbia, diz Samper
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.