São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deus é dez

LUIZ CAVERSAN

Rio de Janeiro - Tinha decidido passar ao largo dos assuntos religiosos, mas não foi possível.
A cidade viveu ontem clima de papa total.
O ensaio para as idas e vindas do líder da Igreja Católica, que por aqui chega na quinta que vem, mudaram totalmente a rotina do centro, que à tarde ficou vazio, calmo, com jeito de domingo.
O barulho dos vários helicópteros, que participaram do ensaio de transporte do papa ou treinaram para a cobertura televisiva, também ajudaram na mudança da rotina. Vôos, sobrevôos, rasantes.
Além do som, os soldados do Exército emprestaram suas cores camufladas (por que uniforme com camuflagem de selva na cidade?) para alterar um pouco mais a vida da cidade, que a bem da verdade não estava com a cara clássica do Rio, por causa do tempo nublado, cinza, uma névoa pairando no ar.
De certa forma, a igreja se prepara também em outras frentes para a chegada do papa.
Aproveita a movimentação da visita para buscar a ampliação de seu rebanho, principalmente junto aos jovens.
Nesse contexto, a figura de destaque tem sido a do padre Zeca, garotão típico da zona sul, geração saúde, praieiro e surfista, que está na mídia esses dias como a face jovem da velha igreja.
Padre Zeca (José Luiz, 27) é padre mesmo, foi ordenado com 24 anos, reza missa em uma igreja de Ipanema e dá assistência espiritual à população da favela Pavão-Pavãozinho.
É um entusiasta da visita do papa, segundo ele "uma grande figura".
Acha que a Igreja Católica precisa falar uma linguagem mais compreensível, para fazer frente ao avanço de seitas e outras religiões.
Por isso ele está lançando a campanha "Deus é dez", que pretende atrair milhares de fiéis a um evento religioso-musical, domingo, em Ipanema.
Como é bonito, jovem, fala com gírias e esbanja simpatia, padre Zeca está emprestando colorido novo à tradicionalmente vetusta ritualística católica.

Texto Anterior: O forrobodó Chicão e Adelaide
Próximo Texto: Uma história de ideologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.