UOL


São Paulo, sábado, 10 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Na montagem de Albee, nada funciona

"A Peça sobre o Bebê" é desrespeito ao teatro

SERGIO SALVIA COELHO
CRÍTICO DA FOLHA

Injustificavelmente, nada funciona em "A Peça sobre o Bebê". O fato de um texto instigante, encenado com bons recursos por dois jovens atores empenhados e dois outros que já deram prova de talento, produzir junto a um diretor competente um espetáculo péssimo revela um equívoco mais profundo que o simples malogro artístico.
A fábula de Albee é um desafio aos atores. Um jovem e apaixonado casal, feliz com seu recém-nascido, tem sua realidade desautorizada pelo surgimento de um casal mais velho, que se dirige diretamente à platéia e acaba demonstrando que o bebê não existe.
Reynaldo Gianecchini e Simone Spoladore, apesar da bela presença física e uma aplicação às marcas, não conseguem estabelecer nenhuma realidade em cena. É como se a experiência em televisão os tivesse habilitado a simular o espontâneo, mas não a criar o verossímil e muito menos o teatral.
O experiente Fulvio Stefanini, assim, não tem muito o que desautorizar quando entra e acaba exercendo uma simpatia forçada. Marília Gabriela, que já deu provas de ter condições de atuar, se limita a ostentar trejeitos constrangedores, confundindo criação artística com prestígio pessoal. Parece querer provar que o teatro não é tão difícil assim de fazer e prova o contrário. Pouco pode fazer o diretor Freire-Filho.
A montagem atrai um público de televisão que, decepcionado com o entediante espetáculo, acaba acreditando que teatro é assim mesmo.
Poderia servir, pelo menos, para divulgar um espaço teatral novo. Infelizmente, com uma bilheteria caótica, desconfortável e feio, o Teatro das Artes confirma a tendência dos teatros de shopping a ceder à barbárie do fast-food.
Desrespeitando a arte do ator e a expectativa da platéia, quando, na última cena, os atores repetem mecanicamente "não, você não tem um bebê", é urgente que alguém se levante da platéia e responda "não, vocês não têm uma peça".


A Peça sobre o Bebê 
Texto: Edward Albee
Direção: Aderbal Freire-Filho
Com: Fulvio Stefanini, Marília Gabriela, Reynaldo Gianecchini e Simone Spoladore
Quando: de qui. a sáb., às 21h, e dom., às 18h
Onde: Teatro das Artes (shopping Eldorado, av. Rebouças, 3.970, tel. 3034-0075)
Quanto: de R$ 30 a R$ 50
Patrocinadores: Embratel e Visa



Texto Anterior: Artes cênicas: Benji Reid dança "linguagens híbridas"
Próximo Texto: Artes plásticas: Elida Tessler expressa falas inacabadas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.