São Paulo, sábado, 14 de março de 1998

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MÚSICA ERUDITA
Apresentação da Orquestra Experimental de Repertório lembra centenário do compositor
Gershwin é homenageado em São Paulo

IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

Embora as chuvas que caíram em São Paulo no início de março tenham deixado sua sede em estado precário, a Orquestra Experimental de Repertório confirmou para hoje e amanhã os concertos de abertura de sua temporada.
Com regência de Jamil Maluf, as récitas, no Teatro Municipal, homenageiam o centenário do compositor norte-americano George Gershwin (1898-1937).
"Gershwin é a cara da nossa orquestra", explica o maestro. "Temos uma programação que transita entre o erudito e o popular e já fizemos vários concertos com astros da MPB".
Além da "Abertura Cubana", o programa traz trechos da ópera "Porgy and Bess", com dois cantores negros norte-americanos: Arthur Thompson (barítono) e Roberta Laws (soprano).
Thompson cantou o papel de Jake na célebre gravação da ópera feita por Lorin Maazel, para o selo London, em 1976.

Porgy e Bess

O branco George Gershwin recorreu ao jazz e aos "spirituals" para retratar, em 1935, os amores do aleijado Porgy e da desajustada Bess dentro de uma fictícia e estereotipada comunidade negra norte-americana.
Alguns de seus números mais conhecidos, como "Summertime" e "It ain't necessarily so", foram gravados por jazzistas do quilate de Louis Armstrong e Ella Fitzgerald.
"É uma caricatura da sociedade negra", diz Thompson. "Não concordo necessariamente com "Porgy and Bess', mas o público adora, porque as melodias são lindas".
"De qualquer forma, esta ópera sempre foi um veículo importante para projetar muitos cantores negros", acrescenta.
Outro solista da noite é o pianista Marco Antonio de Almeida, que interpreta a célebre "Rhapsody in Blue".
Gershwin teve muito sucesso com musicais. "Rhapsody in Blue", orquestrada por Ferde Grofé, foi a peça que iniciou sua carreira como compositor "sério", em 1924, ficando famosa pelo glissando da clarineta que a inicia.
Radicado na Alemanha, Almeida concilia a carreira de solista com intensa atividade acadêmica. Pertence ao corpo docente da Escola Superior de Música de Hamburgo e da Universidade de Halle.
Além disso, acaba de gravar pelo selo Ars Nova (pertencente à BMG), o "Momoprecoce", para piano e orquestra, de Villa-Lobos, com a Filarmônica de Jena, regida por David Montgomery.

Concerto: "Gershwin - 100 anos", com a Orquestra Experimental de Repertório (Jamil Maluf, regente) Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698) Quando: hoje (dia 14), às 21h; amanhã (dia 15) às 17h Quanto: de R$ 2 a R$ 8


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