São Paulo, quinta-feira, 14 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esgotado, festival faz tributo a Miles Davis

2º Bridgestone Music começa hoje, com releitura do álbum "Kind of Blue"

Três noites de shows de jazz, soul e rhythm'n'blues terão atrações como o sexteto comandado pelo baterista americano Jimmy Cobb, 80


CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Duas noites de jazz moderno e uma de soul e rhythm'n'blues. Essa é a receita sonora do Bridgestone Music, festival que realiza sua segunda edição, de hoje a sábado, no Citibank Hall.
Todos os ingressos já estão esgotados. Mesmo assim, diz a produção, entradas de desistentes serão colocadas à venda, na bilheteria, uma hora antes.
A principal atração é a releitura de "Kind of Blue", cultuado álbum do trompetista Miles Davis (1926-1991), que fecha as noites de hoje e sexta. Gravado em 1959, é o disco de jazz mais vendido até hoje e acaba de ser relançado no Brasil, em edição comemorativa de 50 anos, com faixas inéditas e um DVD.
A releitura do disco, que inclui clássicos do jazz moderno, como "All Blues", "So What" e "Blue in Green", destaca a presença do baterista Jimmy Cobb, 80, único remanescente das gravações com Davis.
Como fez no festival de Nova Orleans (EUA), no início do mês, Cobb comanda um sexteto de feras do jazz, completado por Wallace Roney (trompete), Vincent Herring (sax alto), Javon Jackson (sax tenor), Larry Willis (piano) e Buster Williams (baixo). Quem abre a noite de hoje é Robert Glasper, talentoso pianista e compositor da nova geração. Por misturar influências, do soul ao hip hop, já foi comparado aos também inovadores Brad Mehldau e Jason Moran.
A abertura de amanhã fica por conta da criativa cantora René Marie, também inédita por aqui. Sua estreia em disco, aos 43, em 1998, foi festejada pela crítica. Marie traz como convidado outro jovem prodígio: o trompetista Jeremy Pelt.
Outras cantoras se destacam no sábado. A nigeriana Tokunbo Akinro é a estrela da banda de soul-jazz Tok Tok Tok, cujo CD "She and He" acaba de ser lançado aqui. Já a veterana Bettye LaVette enfrentou décadas de ostracismo até ver seu r&b voltar a ser apreciado. Em janeiro, brilhou na festa da posse de Barack Obama.


BRIDGESTONE MUSIC
Quando:
de hoje a sábado, às 21h
Onde: Citibank Hall (al. dos Jamaris, 213, Moema, tel. 2846-6000)
Quanto: de R$ 40 a R$ 100 (ingressos esgotados)
Classificação: 16 anos (14 e 15 anos, com pais ou responsáveis)



Texto Anterior: Crítica/teatro/"Olerê! Olará!": Peça joga com clichês e renova referências
Próximo Texto: Bruno Morais canta novo CD repleto de parcerias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.