São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Espetáculo "Kit" se equilibra pelos caminhos da alegoria

INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA

"Kit" está aí de novo: encerrando as "Semanas de Dança" do CCSP, a coreografia da Wlap reúne o mesmo elenco da primeira montagem, de 1999, baseada na observação do comportamento dos macacos. Alegorias por conta e risco de cada um, mas recomendadas.
Tem um macaco na porta, na platéia, uma menina e um vendedor de amendoins. Enquanto ela brinca com o balão no meio do público, ele tenta, em vão, jogar com ela. O jogo se inverte quando o homem do amendoim pega o balão e a conduz para o palco, perseguida pelo macaco.
Já em cena, a menina é surpreendida por um grupo barulhento. Com postura corporal encurvada, os braços soltos na frente do corpo e gestos de primatas, o grupo vai e vem, dando sustos na menina. Injeções, medições, máscaras: entre o pastelão e a paródia, no limite do besteirol, as cenas trazem um "planeta dos macacos" para o palco.
Seguindo a evolução, os macacos passam para um show de calouros, com sua devida dose de macaquices. Depois disso, lindo duo de Patrícia Werneck e Luiz Abreu, ao som de um tango.
O "show" inclui sessão de perguntas e respostas com a platéia. Distribuição de amendoins, dança de lenços: um clichê sucede ao outro, até que se autodestrói. Ou será que não? Será que a simplicidade das denúncias não assume para si o que o espetáculo mesmo critica? Alegoria é um gênero delicado: como fazer para que ganhe força, em meio à leveza? Quem sabe dizer quando um clichê é só um clichê? Será que o clichê do clichê pode ser visto de fora?
Entre a graça e a gracinha, entre a comédia e a crítica, o espetáculo equilibra a dança pelos caminhos da alegoria. A aposta é perigosa - e não existe "kit" ideal de construção.

"Kit"
  



Quando: hoje, às 20h
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3277-3611)
Quanto: R$ 4 e R$ 8



Texto Anterior: Natal: Por quem os sinos dobram
Próximo Texto: Artes cênicas: Central do Circo arma sua lona na Lapa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.