São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW

Banda formada por Roger, Mingau e músicos de Léo Jaime retrabalha sucessos de Chantays, Little Richard e Beatles

Fabulosa Orquestra injeta peso nos primórdios do rock

DA REDAÇÃO

Um saudosismo sem culpa é o mote do projeto em que embarca o líder do grupo Ultraje a Rigor, Roger Moreira, no Avenida Club, em Pinheiros. Ele formará, hoje à noite e em temporada, a Fabulosa Orquestra de Rock and Roll, ao lado de mais oito músicos.
Sob o nome pomposo, Roger quer explorar os gostos de sua formação musical e de início de carreira artística. Ou seja, o que ouvia quando decidiu se tornar músico e o que tocava quando moldava o Ultraje a Rigor.
Entram assim na apresentação tanto as manjadas "Please Mr. Postman" (cover encampado pelos Beatles em seus primórdios) e a dispensa-apresentações "Good Golly Miss Molly", de Little Richard, como também canções garimpadas por Roger em seu acervo de doo wop e de surf rock sessentista. É o caso de "Barbara Ann", música dos hoje esquecidos Regents, e a instrumental "Pipeline", dos "surfistas" Chantays.
"Tem muita gente que toca essas músicas em um tom meio de gozação", afirma Roger, sobre o período ter ficado marcado como a era da inocência do rock. "Mas elas tinham harmonia e cuidado com arranjos, algo que vejo meio se perdendo hoje em dia."
A contribuição da Fabulosa Orquestra, diz Roger, será de retrabalhar o pique das canções: "Acho que às vezes faltavam um pouco de peso e de dinâmica nelas, talvez pelas próprias condições dos estúdios da época, então é o que nós queremos injetar".
Para isso, somará a linha tradicional do rock, de duas guitarras, baixo e bateria, a quatro vozes, temperada por um saxofone. Mas o cantor ainda tem a intenção de colocar um teclado/piano e engrossar a seção de metais, transformando, aí sim, a Fabulosa Orquestra em algo mais próximo de uma big band de rock.
Entre os acompanhantes de Roger, estão Mingau (que tocou no Ratos de Porão e Inocentes e hoje é membro do Ultraje), dois músicos da banda de Léo Jaime e mais quatro instrumentistas de estúdio. Além de outro apresentado como Richard Starkey/Ringo Starr. "É que ele encarna o estilo do Ringo e deve cantar "Boys" [cover dos Beatles] em alguns shows. Até existiu a idéia de usarmos as roupas da época, mas achamos melhor, por enquanto, deixarmos esse espírito só na música."


A FABULOSA ORQUESTRA DE ROCK AND ROLL. Onde: Avenida Club (av. Pedroso de Morais, 1.036, Pinheiros, tel. 3032-8520). Quando: qua., às 23h; em cartaz por tempo indeterminado. Quanto: R$ 20 (ingresso).


Texto Anterior: Literatura: SP se veste de Joyce para 100º "diablum"
Próximo Texto: Dança: Odissi expõe filosofia através do movimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.