São Paulo, Sábado, 17 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Canções dão vida a "Casa de Brinquedos"

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
das Regionais

Canções, coreografias e um cenário estonteante. Esses três elementos dão vida ao espetáculo "Casa de Brinquedos", superprodução orçada em R$ 400 mil reais, que volta à cena pela terceira vez em 16 anos com a história de um garoto que assiste a seus brinquedos ganharem vida.
Caracterizado como um musical, mais do que propriamente uma peça infantil, "Casa de Brinquedos" sustenta sua dramaturgia em cima de canções extraídas de um CD homônimo produzido por Toquinho. O disco, que traz parceiras com Mutinho e interpretações de Chico Buarque e MPB-4, foi o responsável pela primeira montagem do espetáculo em 1983.
Ao todo são 12 canções, que misturam ritmos -jazz, xote, samba etc.- e desempenham papel decisivo na dramaturgia, já que dão o mote às coreografias e resumem um pouco de cada brinquedo.
O cenário encanta pelas proporções, disposto como um quarto gigante ou a oficina do velho Gepeto. Nele, o menino redescobre o caderno, a bola, a bicicleta, o robô e outros sete brinquedos.
Além de "vivos", os brinquedos ajudam o menino a lutar contra o medo da sombra -metáfora dos obstáculos cotidianos. Sem esconder a disputa entre o bem e o mal, "Casa de Brinquedos" mostra os dois lados confrontando valores, como a liberdade e o conhecimento (luz) versus o medo e a falta de cultura (escuridão).
"A peça inverte o jogo. O brinquedo sempre passivo, agora fala e critica. Há uma desmistificação, como o caderno que não quer ser esquecido quando chegar ao fim. A peça faz a criança refletir e tirar conclusões próprias", diz Toquinho, que assina a direção musical.

Peça: Casa de Brinquedos Quando: sábado e domingo, às 16h Onde: Teatro Gazeta (av. Paulista, 900, Cerqueira César, tel. 288-6851) Quanto: R$ 15


Texto Anterior: Música: Zé Ramalho faz show com inéditas
Próximo Texto: É Tudo Verdade: Cubanos, agora no cinema, voltam a SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.