São Paulo, domingo, 23 de agosto de 1998

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Salas oferecem mais opções

free-lance para a Folha

Bilheterias informatizadas, salas em stadium (pé direito altíssimo que garante poltronas em desnível e visão total da tela), grande área de serviço (com produtos diversificados), poltronas reclináveis -para pessoas obesas, para casais- e com porta-copos, disponibilidade de sessões (às vezes, um mesmo filme está em duas salas, com diferença de 15 minutos em cada sessão) e reserva de ingressos estão à disposição.
Essa vasta lista não abrange o que as salas multiplex podem oferecer ao espectador.
Os famintos, por exemplo, não passam fome. Há pipoca importada em vários tamanhos, guloseimas e refrigerantes em copos que vão dos 400 ml aos 1.200 ml, para os mais sedentos.
O conceito de multiplex toca num aspecto muito sutil -a onda consumista. Tanto um filme como qualquer produto ligado a isto é oferecido, como um shopping de cinema.
Mas o público, além do conforto, tem a ganhar nessas salas. O sistema de som e projeção é o mais moderno do mundo. Um exemplo é o mezanino que possibilitaria que apenas um projecionista operasse em várias salas e o mesmo filme fosse exibido com diferença de alguns segundos.
A geração que vem chegando ao Brasil desde 97 está sendo superada, no exterior, pelos chamados megaplex (conjuntos com até 24 salas). O diferencial está no tamanho e em alguns serviços, como venda de produtos ligados ao filme em exibição.
Os saudosistas não precisam chorar aqui no Brasil. O Liberty da avenida Paulista, do grupo PlayArte, por exemplo, terá mantida algumas características do tradicional cinema reconhecido pela decoração medieval.
A tendência norte-americana em exibir filmes "blockbuster" será mesclada com filmes de arte que serão passados nas salas menores dos complexos.
E a tendência garante que os multiplex, na maioria abertos em novos shoppings e regiões afastadas do centro, estão chegando nas áreas já ocupadas por outros cinemas.



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