São Paulo, quarta-feira, 01 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e PSDB falam em não chamar Duda para depor

LEONARDO SOUZA
FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A convocação do publicitário Duda Mendonça para depor novamente na CPI dos Correios pode ser engavetada. Parlamentares do PT e do PSDB discutiam ontem quais seriam os custos e os riscos de não marcar uma nova audiência para ouvir o publicitário na comissão.
A primeira medida foi o adiamento da reunião administrativa de hoje para amanhã, quando o quórum é mais baixo e pode não haver número suficiente de parlamentares para votar a reconvocação do publicitário.
Duda fez campanhas para petistas, tucanos e políticos de vários outros partidos. Nos bastidores, o publicitário ameaça contar tudo o que sabe sobre caixa dois de todas as campanhas que fez.
Integrantes da CPI afirmaram que Duda está mandando recados para o governo de que não teria estrutura emocional para prestar novo depoimento. Uma saída analisada é empurrar o problema para frente. A decisão seria tomada só depois da volta da equipe da CPI que viajou aos Estados Unidos, na próxima semana.
O relator da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), e os deputados Eduardo Paes (PSDB-RJ) e Maurício Rands (PT-PE) foram a Nova York e Miami pedir às autoridades americanas acesso à movimentação financeira de Duda no exterior.
O publicitário admitiu à CPI, em agosto, ter recebido recursos de caixa dois do PT, em 2002. O mesmo teria ocorrido com outros partidos em eleições passadas.
A "Dusseldorf", nas Bahamas, onde foi depositado, segundo Duda, dinheiro petista, seria uma conta de passagem. A preocupação do PT é com as contas a que abasteceram, ou seja, com a origem do dinheiro.
O presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), que tem negociado com lideranças partidárias o texto do relatório final, negou que haja uma manobra: "A reunião administrativa foi adiada porque não tivemos tempo de fazer uma seleção dos requerimentos que serão votados", afirmou.


Texto Anterior: Ministério Público vai iniciar nova investigação sobre Duda
Próximo Texto: CPI só consegue "promessa" dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.