São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assessor de Lula faz campanha por Viana e pode ajudar Temer

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O chefe do gabinete pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, resolveu trabalhar no fim de semana a favor da campanha de Tião Viana (PT-AC) à Presidência do Senado. A Folha apurou que Carvalho telefonou para ministros de diferentes partidos para pedir a mudança do voto de senadores que, em princípio, já estariam fechados com José Sarney (PMDB-AP).
O movimento, se bem-sucedido, pode também ajudar a minar eventuais traições contra a candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) na Câmara, já que não são poucos os deputados contrariados com a possibilidade de o PMDB comandar as duas Casas.
Irritados, aliados de Sarney resolveram checar no Palácio do Planalto se a operação de Carvalho conta com o aval de Lula. Ouviram de um ministro que não, e que Carvalho estaria a serviço do PT, não de Lula.
Ontem de manhã, um dos alvos foi o senador Inácio Arruda (PC do B-CE). O comunista foi procurado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, seu colega de partido. Ele pediu para Arruda mudar seu voto de Sarney para Tião. Orlando Silva disse que se tratava de um pedido de Carvalho.
Apesar de ter um forte vínculo com petistas, Inácio Arruda está na lista dos eleitores de Sarney. Na Câmara dos Deputados, ele torce contra Temer e pela eleição de Aldo Rebelo (PC do B-SP).
Em contra-ataque à ação de Carvalho, os ministros do PMDB ligados à bancada do Senado, Edison Lobão (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações), redobraram o esforço por Sarney.
(ADRIANO CEOLIN)


Texto Anterior: Memória: Comando do Legislativo era função do vice
Próximo Texto: Eleitos vão comandar R$ 5,9 bi e poderão interferir em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.