São Paulo, domingo, 01 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Subsecretário tem imagem dúbia no RN

DA AGÊNCIA FOLHA

Maurílio Pinto de Medeiros, 65, o subsecretário que pediu os grampos ilegais, tem imagem dúbia no Rio Grande do Norte.
Enquanto militantes de direitos humanos o acusam de ter liderado um grupo de extermínio -o que ele nega-, colegas o congratulam como o melhor policial do Estado.
As acusações foram feitas na CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste, de 2005, quando a comissão pediu que ele fosse investigado. Segundo depoimento de Roberto Monte, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RN, Medeiros era líder de um grupo chamado Meninos de Ouro, composto por policiais que supostamente promoviam chacinas em Natal.
Por outro lado, membros da PM e da Polícia Civil o consideram policial eficiente. Apelidado de "Xerife", é filho de outro policial famoso, Bento de Medeiros, que, assim como o filho, dirigiu a Polícia Civil durante décadas.
Mesmo ocupando cargo de chefia na secretaria, Medeiros quase não desempenha funções burocráticas. Ele é responsável por um grupo de investigação composto só por policiais que escolheu. (JCM)


Texto Anterior: Juiz libera grampos ilegais a governo do RN
Próximo Texto: Criação de CPI dos grampos é rejeitada por Assembléia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.