São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Dono do nariz

Guido Mantega e Henrique Meirelles ainda brigavam por espaço nas páginas iniciais, com vantagem para o segundo, que saiu na frente, quando Lula surgiu se desfazendo de rir no site de "O Estado de S. Paulo", desde Alagoas. No enunciado, depois também nos telejornais, "Passamos a ser donos do nosso nariz, comemora Lula", a ecoar imagem usada antes com o FMI. E no portal da Globo, nada de Mantega & Meirelles, "É uma conquista do povo brasileiro". Na frase de sempre, por fim, "quis Deus que acontecesse quando um presidente de sorte estava no comando".

LIGANDO PARA A MÃE
De Luis Nassif a Míriam Leitão, os blogueiros econômicos sublinharam o efeito do "investimento seguro" sobre o dólar, que deve cair mais. José Paulo Kupfer recomendou cautela, notando que "tem gente estourando champanhe e ligando para a mãe, com voz embargada, contando a boa nova". Nassif, por outro lado, avisou que "certamente haverá pressão para os juros convergirem para as taxas dos emergentes".

"URGENTE!"
A notícia entrou por volta das 16h, no serviço fechado da Bloomberg, na Reuters -esta, antes no exterior. Eram títulos soltos, "S&P eleva Brasil a grau de investimento", mas a Bolsa saltou dois, três pontos em minutos. E logo era a manchete on-line unânime. No exterior, no topo de Brasil no Yahoo News, entravam Market Watch, AP, Zacks.com. À noite, da home da Folha Online à escalada da Record, dúzias de enunciados.

NÃO VAI SENTIR
Era a manchete on-line antes do "grau de investimento" -e, por algum tempo, voltou a ser depois, quando saiu o aumento da gasolina. Mas os enunciados diziam que "consumidor não vai sentir", no Terra, "consumidor não vai pagar mais nem pela gasolina nem pelo gás", na Band, "não chegará aos consumidores", na Globo. De todo modo, tanto gasolina como caso Isabella, que fechou inquérito, ficaram para trás, com o "investimento seguro".

SEM BARREIRAS
Ontem no site do "Wall Street Journal", desde Bruxelas, "Europa usará biocombustíveis em plano contra o aquecimento". Diz a Comissão Européia que vai importar "significativamente mais", pois as tarifas "não são altas o bastante para conter o etanol mais barato, do Brasil".

POR OUTRO LADO
No mesmo site do "WSJ", desde Brasília, "Congressistas europeus e brasileiros trocam farpas sobre carne". Foi um encontro "quente", relatou um dos brasileiros. Na pauta, os 12 europeus debateriam etanol, em Brasília, "mas foi a carne que levou ambos os lados a baterem chifres".

OS ROCKEFELLER
ft.com
Com foto no alto da home do "Financial Times", a bisneta e outros herdeiros de John D. Rockefeller, que criou a Standard Oil, "detonaram" a Exxon por "não reconhecer que é preciso sair de petróleo e gás e investir em combustíveis alternativos"

EQUADOR & BRASIL
Depois da Colômbia, o ministro Nelson Jobim estava ontem no Equador, que se prepara para "expulsar" a base americana, negociando a formação do Conselho de Defesa da América do Sul. Foi destaque no local "El Comércio" e notícia na cubana Prensa Latina, na Reuters etc.

FAMÍLIA
reunitethisfamily.com
Saiu em blogs do setor nos EUA e aqui. Um publicitário americano postou um apelo no "Washington Post" para que os EUA permitam a volta do brasileiro com quem ele se casou há dois anos e que foi expulso pelo Departamento de Segurança Interna


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: É retrocesso Supremo mudar reserva, diz índio
Próximo Texto: STF estréia medida que agiliza sua pauta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.