São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEMPO QUENTE

Alguns eleitores chegaram a desistir de fazer a justificativa para não perder o sol e a praia

No litoral, fila e calor para justificar o voto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO SEBASTIÃO
DO "AGORA"

Calor e filas de mais de uma hora para justificar o voto. Foi o que enfrentou ontem o eleitor paulistano que deixou de lado o segundo turno para passar o feriado no litoral norte do Estado.
Até as 13h de ontem, cerca de 800 eleitores haviam passado pelo único ponto para justificativa na praia de Juqueí, em São Sebastião (214 km de São Paulo).
A advogada Isabella Santoyo, 27, votou em José Serra (PSDB) no primeiro turno, mas agora decidiu trocar o segundo turno das eleições pela praia. Ela disse que ficou uma hora e dez minutos na fila. "O calor incomodou, mas achei que iria ser pior."
Já os amigos Carolina Scarpa, 18, Gabriela Pistelle, 20, Rafael Bueno, 19, e Marcelo Cardoso, 21, desistiram ao verificar a extensão da fila. "Se a gente deixou de votar para vir à praia, não vamos perder o dia numa fila", disse Pistelle, que votou em Luiza Erundina no primeiro turno.
Segundo uma das mesárias, a demora estaria sendo provocada por uma mudança determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral. No primeiro turno, seis mesários se ocuparam em receber as justificativas, mas ontem o atendimento foi feito por apenas uma pessoa.
Na escola que atendia aos eleitores na praia de Maresias, mais de mil justificativas haviam sido registradas até as 11h30 de ontem. O vendedor Amauri Borges, 37, foi o único eleitor paulistano encontrado pela Folha que torcia pela reeleição de Marta Suplicy (PT). Mesmo vendo a candidata atrás nas pesquisas, Borges não pensou duas vezes em perder o segundo turno para aproveitar o feriado na praia. "Com certeza eu prefiro curtir uma praia com a minha noiva."
Em Praia Grande (litoral sul), no 317º Cartório Eleitoral, os eleitores tiveram que aguardar cerca de 40 minutos em uma fila que dobrava a esquina. A estudante Aline Cristina Lima, 21, ensaiou ficar na fila, mas preferiu procurar outro local. "Não quero perder tempo. Quero ir logo para a praia", disse.


Texto Anterior: Título de eleitor é falho para presidente do TSE
Próximo Texto: Dia de vitória: Serra dedica vitória à mãe e prega austeridade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.