São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotinho se irrita e chama jornalistas de "canalhas"

DO ENVIADO A CAMPOS (RJ)

"Vocês são uns canalhas." A frase foi dita em tom exaltado por Anthony Garotinho às 8h30 de ontem no Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Nilo Peçanha, no bairro da Lapa, em Campos. Ele se dirigia aos jornalistas que tentavam entrevistá-lo.
Acompanhado da mulher, a governadora Rosinha Matheus (PMDB), e de assessores e seguranças, Garotinho seguia para a seção eleitoral onde votaria quando foi abordado pelos jornalistas.
"Governador, o senhor fala com a gente?", perguntou o repórter Edmilson Ávila, da Rede Globo. Ríspido, Garotinho disse: "Nem pensar. Vocês são uns canalhas".
Em seguida, dirigindo-se diretamente ao repórter da Globo, o ex-governador do Rio e ex-prefeito de Campos, sua cidade natal, afirmou: "A matéria do "Jornal Nacional" é mentirosa. Vocês falaram que tinha cheque-cidadão".
Garotinho se referia à apreensão de R$ 318.200 e documentos variados, como títulos de eleitor, pela Justiça Eleitoral, Ministério Público Estadual e Polícia Militar, na noite de sexta-feira, na sede do diretório do PMDB em Campos.
Entre os documentos recolhidos havia dezenas de cheques-cidadãos, segundo o oficial de Justiça Francisco de Assis Rodrigues.
O cheque-cidadão é o principal programa assistencial do governador. Vale R$ 100 e pode ser trocado por comida em mercado. Ação no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) apura se o programa foi usado em Campos para beneficiar o candidato dos Garotinho, Geraldo Pudim (PMDB).
No tumulto, também em tom agressivo, a governadora disse ao repórter da Globo: "Quero que você prove". A seguir, ela e os assessores tentaram, sem sucesso, acalmar o ex-governador.
Após a votação, ainda dentro da escola, Garotinho voltou a criticar os jornalistas. "Vocês não têm educação, não?", perguntou aos repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Ele se referia ao empurra-empurra entre jornalistas, seguranças e eleitores que, inadvertidamente, ficaram no meio da confusão. À tarde, a assessoria de Garotinho passou a telefonar para os repórteres que estão acompanhando a votação em Campos a fim de pedir desculpas pelo ocorrido. (ST)


Texto Anterior: TRE diz que cidade pode ter nova eleição
Próximo Texto: Nova Iguaçu: Lindberg vence por 58% dos votos e divide triunfo com César Maia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.