São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pont evitar responsabilizar Lula mas cobra mudança

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O candidato derrotado do PT nas eleições para a Prefeitura de Porto Alegre, Raul Pont, 60, definiu seu partido como vitorioso em termos nacionais, apesar das derrotas em capitais importantes, como Porto Alegre e São Paulo, após o final da apuração.
"Nós, mais uma vez, apesar de derrotas eleitorais que tivemos em algumas capitais, saímos vitoriosos. Aumentamos a nossa abrangência, aumentamos o nosso número de municípios governados, aumentamos nosso número de governadores em todo o país e, com os nossos aliados, estamos cientes da responsabilidade que temos no futuro", afirmou o candidato petista derrotado.

Esperança e rumo
Com Pont em desvantagem em grande parte do segundo turno, os petistas chegaram a se animar com o resultado das pesquisas de opinião nas vésperas da votação que mostravam empate entre os candidatos. Até pesquisa boca-de-urna do Ibope de ontem mostrou empate na disputa (51% para José Fogaça, do PPS, contra 49% para o petista).
Evitando responsabilizar diretamente o governo Lula por sua derrota e pelo fim da hegemonia petista de 16 anos em Porto Alegre -cidade que chegou a ser definida como "meca da esquerda latino-americana" pelo jornal francês "Le Monde"-, ele tem pedido um novo rumo ao PT federal.
Representante da tendência Democracia Socialista, da ala esquerda do PT, Pont pretende, apesar da derrota, influir no partido para conseguir mudanças no governo federal, especialmente em relação a políticas sociais.
Em Porto Alegre, o petista diz haver a consolidação do "modo petista de governar", numa referência indireta, por exemplo, à forma de consulta popular do Orçamento Participativo.
Pont, em pronunciamento, parabenizou o vencedor, José Fogaça . (LG)

Texto Anterior: Eleito diz que vai manter Fórum Social Mundial
Próximo Texto: Análise: PT foi empurrado para os grotões do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.