São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para presidente, vitimizar parte da imprensa é erro

DA REPORTAGEM LOCAL

Em conversas reservadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que acha um erro "vitimizar" setores da imprensa que julga terem sido injustos com ele, o PT e o governo na cobertura dos escândalos de corrupção e na campanha.
Lula fez essa observação depois de ter sido informado de que jornalistas da revista "Veja" teriam sido hostilizados verbalmente em depoimento ontem na Polícia Federal.
O presidente também disse que achou um equívoco o presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, ter cobrado da imprensa uma "auto-reflexão" sobre a sua atuação na eleição. O presidente do PT chegou a dizer que a mídia deveria ao país a informação de que não teria acontecido o mensalão.
Lula concorda com Garcia no diagnóstico de que supostamente teria sido prejudicado pela cobertura da mídia. No entanto, avalia que externar tal opinião é um erro político, pois acirra ânimos com a imprensa e vitimiza alguns setores.
Garcia fez a cobrança anteontem, dia em que militantes do PT agrediram verbalmente jornalistas que acompanharam Lula do aeroporto de Brasília para o Palácio da Alvorada. Os principais alvos dos protestos foram a Rede Globo, a revista "Veja" e a Folha.
Em conversas reservadas, Lula e auxiliares avaliaram que a cobertura da TV Globo nos dias anteriores ao primeiro turno contribuiu para a ocorrência da segunda fase. O presidente se queixou de severidade e exagero da Globo ao noticiar a sua ausência do debate no primeiro turno e a divulgação das fotos do dinheiro usado para tentar comprar o dossiê.


Texto Anterior: Para oposição, ação da PF "é só o começo"
Próximo Texto: Plano do PT quer "desconcentrar" a mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.