São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leitor elogia noticiário da Folha sobre eleição

Entre aqueles que acompanham reportagens e artigos sobre a sucessão presidencial, 86% aprovam a cobertura do jornal

Maioria dos leitores avalia que a Folha dedica ao tema o espaço adequado e não favorece nem prejudica nenhum dos candidatos


DA REDAÇÃO

A pouco menos de um ano das eleições, o leitor da Folha aprova a cobertura que o jornal vem fazendo sobre o assunto. Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha mostra que 61% dos leitores estão acompanhando reportagens e/ou artigos sobre a sucessão presidencial. Destes, 86% dizem que a cobertura do jornal até agora foi ótima ou boa, contra 2% que a consideram ruim ou péssima. Para 12%, ela tem sido regular.
A pesquisa foi feita por telefone, entre os dias 19 e 20 de outubro, com 350 leitores do jornal que moram na Grande São Paulo (capital e região metropolitana). A margem de erro é de cinco pontos percentuais. O leitor avalia que o jornal destina um espaço adequado à cobertura eleitoral: 83% entre os que estão acompanhando o assunto consideram que a cobertura está na "medida certa".
O espaço destinado ao tema é considerado menor do que o necessário por 9% dos leitores, e excessivo por 8%. Questionados a respeito de sua intenção de voto para presidente da República, sem que lhes seja apresentada qualquer relação de nomes, 20% respondem espontaneamente que pretendem votar em José Serra (PSDB), atual governador de São Paulo.
Marina Silva, senadora pelo PV do Acre e ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, aparece com 6%. Está tecnicamente empatada com a pré-candidata do PT, ministra Dilma Rousseff, com 3%. Os resultados entre os leitores diferem dos obtidos em São Paulo na pesquisa Datafolha realizada em agosto, tendo como base toda a população.
Serra, naquela pesquisa, era citado espontaneamente por 8%. Para 75% dos leitores do jornal que acompanham o noticiário eleitoral, a cobertura não está favorecendo nenhum pré candidato. Dilma Rousseff está sendo favorecida na opinião de 8% dos leitores, enquanto 3% consideram que Serra é favorecido pela cobertura do jornal. Para 85% dos leitores, a cobertura não prejudica nenhuma das candidaturas.

Governo Lula
A cobertura em relação ao governo Lula é considerada "crítica na medida certa" por 68% dos entrevistados e "menos crítica que o necessário" por 17% deles. Para 48% dos leitores, a gestão de Lula é ótima ou boa. Entre a população paulistana, essa era a avaliação de 60% das pessoas em agosto, segundo o Datafolha.
A maioria dos leitores (66%) também considera que a cobertura sobre o governo José Serra em São Paulo é "crítica na medida certa". Outros 21% consideram a cobertura "menos crítica que o necessário".
Na pesquisa espontânea sobre a eleição para governador paulista, o secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, aparece com 18% das preferências entre os leitores da Folha, enquanto Serra vem bem atrás, com 2%.


Texto Anterior: Espera por Aécio leva PP a protelar apoio a Dilma
Próximo Texto: Congresso engaveta projetos importantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.