São Paulo, Quarta-feira, 01 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JORNALISMO
Curso aplicado na Folha tem duração de nove semanas
Sete finalistas farão 29ª edição do programa de treinamento

da Redação

Sete candidatos ao programa de jornalismo da Folha foram selecionados para fazer parte da 29ª turma, que começa na próxima segunda-feira.
Durante nove semanas, eles vão aprender como se faz jornalismo diário. Nos exercícios de reportagem e redação, vão pôr em prática os princípios do projeto editorial e aplicar as orientações do Manual da Redação.
Os sete foram escolhidos entre 1.800 inscritos, dos quais 173 fizeram teste de conhecimentos gerais. Na última etapa de seleção, os 45 candidatos mais bem colocados na prova assistiram a uma semana de palestras.
Durante o ciclo, eles ouviram os jornalistas Mário Magalhães (sobre a investigação da morte de PC Farias), Fernando Rodrigues (cobertura política em Brasília), Elio Gaspari (metodologia de trabalho), José Geraldo Couto (texto jornalístico e jornalismo cultural) e a economista do Ipea Lena Lavinas (sobre opções de combate à pobreza no Brasil).

O programa
Na primeira fase do programa de treinamento, eles serão coordenados pelo repórter Fernando de Barros e Silva e farão uma oficina de reportagem comandada pelo diretor da Sucursal do Rio, Marcelo Beraba.
Na segunda fase, o orientador será o editor de Cidades, Vaguinaldo Marinheiro. Ele será também responsável pela edição do caderno especial, em que os participantes aplicam, nas semanas finais, os conceitos e técnicas aprendidos no treinamento.
É deles a responsabilidade de levantar temas, realizar reportagens, escolher imagens, escrever os textos, fazer os títulos e dar o acabamento final.
O programa inclui aulas de português com o professor Pasquale Cipro Neto e de jornalismo investigativo com o auxílio da Internet, dado pela organização Periodistas Investigativos, ligada ao Investigative Reporters and Editors.

Inscrições permanentes
O programa de jornalismo da Folha acontece em geral três vezes por ano e tem inscrições permanentemente abertas. É preciso preencher a ficha que se encontra na sede do jornal (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, SP), nas sucursais e regionais.
A ficha também pode ser preenchida no site www.uol.com.br/ fsp/ptrainee.htm, no qual também se encontram mais informações sobre o programa.
SELECIONADOS: Carolina Stanisci, Gustavo Teixeira Chadid, Isabel Rodrigues Gerhardt, Jamil Nakad Junior, Julia Duailibi de Melo Santos, Mariana Vieira Viveiros, Nana Vaz de Castro. Fazem parte da turma dois candidatos selecionados em 1998: Gustavo Domingos Romano Oliveira e Kiyomori André Galvão Mori


Texto Anterior: Bird: Alemanha quer mudar prioridades
Próximo Texto: "Operação Mandacaru": PF tinha plano 11 vezes mais barato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.