São Paulo, sábado, 01 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC ataca a idéia e diz que nunca pensou em TV quando presidente

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

Antecessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse não apoiar a iniciativa da nova televisão pública.
Para ele, a estrutura de comunicação já existente sob controle do governo federal, e que o tucano conheceu bem, já é suficiente para a tentativa de assegurar os objetivos que Lula e os petistas dizem querer alcançar com a iniciativa.
"O governo já possui a TVE, São Paulo tem uma TV educacional, outros lugares também. Eu não vejo razão, não vejo necessidade de uma nova rede", afirmou à Folha. O ex-presidente disse ainda que em seus oito anos de Planalto nem sequer chegou a cogitar a possibilidade. "Não passou pela minha cabeça criar algo assim enquanto fui presidente."

Controle e propaganda
Geraldo Alckmin, também tucano e governador de São Paulo por cinco anos, é mais direto: "É um objetivo claramente de controle dos meios de comunicação", disse.
Segundo ele, derrotado por Lula na disputa presidencial em 2006, a criação da TV pública será um desperdício de dinheiro. "Não há nenhuma razão em criar outra televisão. Aliás, esse governo é o campeão em gastar com publicidade, é uma coisa totalmente desnecessária", disse.
Para o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), um dos homens de confiança de José Serra, o Planalto poderia ter articulado uma rede que unisse com mais eficiência todos os canais públicos e educativos já existentes. "Para nós, isso pressupõe a tentativa de organizar um instrumento de propaganda. Não há a menor necessidade."
Os tucanos estudam a criação de uma comissão suprapartidária que acompanhe a programação da nova TV.
Nos bastidores, o temor é que ela se transforme na "TV Lula" e sirva como um instrumento de campanha dos petistas e de seus aliados na eleição de 2010, especialmente nos grotões do país.


Texto Anterior: Entrevista: TV de Lula tem Estado demais, diz professor
Próximo Texto: Inglaterra: Referência no mundo, BBC mudou para manter sua independência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.