São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado pôs dinheiro na meia por "segurança"

DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Flagrado em vídeo colocando dinheiro na meia, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Leonardo Prudente (DEM), afirmou ontem que usou essa tática por uma questão de segurança.
Segundo ele, os recursos foram oferecidos pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal Durval Barbosa e não teriam sido declarados à Justiça Eleitoral. Em entrevista, o deputado se disse vítima de chantagem e não revelou o valor da doação.
"Quero informar que fui vítima de chantagem. Me foi oferecida ajuda financeira para campanha de 2006. Eu recebi o dinheiro e coloquei nas minhas vestimentas em função da minha segurança porque não uso pasta.Tão logo tenha as informações [sobre o processo] darei mais declarações."
Prudente disse que a Justiça vai avaliar se houve ou não crime eleitoral. "Foi oferecido pelo senhor Durval Barbosa e eu recebi o dinheiro. Eu estou afirmando que eu recebi. [A doação] não foi contabilizada. Se foi [crime], a Justiça é quem vai dizer."
O presidente da Câmara disse que não há razões para deixar seu posto, mesmo sendo um dos investigados pela Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal. "A gestão da Casa não está sendo contestada", afirmou.
Antes da fala de Prudente, o ex-senador e empresário Valmir Amaral (PTB-DF) apareceu no local da entrevista e acusou deputados distritais, entre os quais o presidente da Casa, de negociarem propina com o sindicato das empresas de transporte do DF para aprovar a lei do passe livre, que isenta estudantes e deficientes físicos do pagamento de passagens.
Segundo Amaral, empresas de ônibus teriam pago R$ 1 milhão a deputados para que eles alterassem uma lei enviada pelo governador José Roberto Arruda (DEM) e mais R$ 600 mil para que os distritais derrubassem o veto. (MÁRCIO FALCÃO)


Texto Anterior: Sub de Arruda é afastado das obras da Copa de 2014
Próximo Texto: Foco: Manifestantes usam panetones em protesto contra a cúpula do DEM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.