São Paulo, domingo, 02 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

Publicitário vai cuidar da tentativa de reeleição de Marta (SP), Pimentel (BH), João Paulo (Recife) e Pedro Wilson (Goiânia)

Duda fará campanha do PT em 4 capitais

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT acerta a contratação do publicitário Duda Mendonça para comandar o marketing eleitoral de quatro prefeitos do partido candidatos à reeleição em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Goiânia.
Marqueteiro da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um dos responsáveis pela imagem do governo federal, Duda Mendonça será responsável pelas maiores contas petistas, por meio do que chama Agência Estrela, empresa criada para atender exclusivamente aos petistas.
A prioridade número um do PT é tentar dar um novo mandato à prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, a quem Duda Mendonça deve dedicar mais atenção.
A razão é a análise de que uma derrota do PT em São Paulo será tida como um fracasso de Lula.
O PT acreditava que a campanha seria mais fácil do que se apresenta. O partido imaginava que conseguiria fechar o apoio do PMDB à Marta, o que a deixaria com tempo no horário eleitoral gratuito bastante superior ao dos adversários (veja quadro).
Mas o presidente estadual do PMDB, Orestes Quércia, decidiu lançar a candidatura de Michel Temer por não ter obtido o posto de candidato a vice de Marta para um peemedebista ou a indicação de um aliado para o ministério.
Com isso, se o PSDB conseguir o apoio do PFL a seu candidato, pode ter mais espaço na TV.
O tempo exato que cada partido terá depende do total de candidatos a prefeito, o que só será conhecido em junho, mas o PT calcula que, se fosse confirmada a aliança com o PMDB, Marta poderia ter algo próximo a 14 minutos diários na TV. Sem aliança, o PT teria oito minutos. Em 2000, o partido tinha seis minutos na televisão.
Sozinho, o PSDB terá algo perto de cinco minutos do horário eleitoral. Aliando-se ao PFL, os tucanos teriam 11 minutos. O PP, de Paulo Maluf, teria pouco mais de três minutos na TV.
Além da campanha de Marta, Duda Mendonça cuidará das de Fernando Pimentel (BH), João Paulo (Recife) e Pedro Wilson (Goiânia).
A novidade no marketing petista será o publicitário Nizan Guanaes, marqueteiro das campanhas presidenciais tucanas de Fernando Henrique Cardo (1994 e 1998) e de José Serra (2002).
Nizan fará a campanha de Jorge Bittar no Rio e de Lindberg Farias em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Mas esta última está ameaçada, pois a transferência de domicílio eleitoral de Lindberg do Rio para Nova Iguaçu foi rejeitada pelo TRE, mas ele recorre ao TSE para tentar ser candidato.


Texto Anterior: No AM, 3 afastados se mantêm no cargo
Próximo Texto: Quarta é último dia para tirar ou transferir título
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.