São Paulo, domingo, 02 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarta é último dia para tirar ou transferir título

DA REDAÇÃO

DA REPORTAGEM LOCAL

Termina nesta quarta-feira o prazo para registro ou transferência do título de eleitor para as eleições municipais deste ano.
Em todas as capitais, com exceção de Brasília, os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e cartórios eleitorais abrem hoje.
Na cidade de São Paulo, os cartórios funcionam de hoje até quarta-feira das 8h às 18h. No interior do Estado, a abertura dos cartórios hoje e o horário dependem do juiz eleitoral local.
Em Salvador e Fortaleza, por exemplo, os locais de atendimento ficarão abertos nesta quarta até a meia-noite, com juízes de plantão para que os documentos sejam emitidos imediatamente.
Quem tem 18 anos ou completa essa idade até 3 de outubro (dia da votação) precisa ter o documento -o voto é obrigatório para os que têm entre 18 e 70 anos.
Ficar sem o título de eleitor provoca contratempos, como não conseguir tirar ou renovar o passaporte, não poder tirar o CPF, ficar impedido de se matricular em colégios e faculdades e de se inscrever em concursos públicos.
A retirada do título é opcional para quem tem 16 ou 17 anos. Mesmo tendo o documento, o eleitor dessa idade ainda pode escolher se vai votar ou não. O mesmo vale para quem vai fazer 16 anos até 3 de outubro.
Tanto para retirar o título como para transferi-lo, é necessário comparecer a um cartório eleitoral e apresentar alguns documentos (veja quadro ao lado).
Em alguns casos, o título é emitido na hora. Em outros, o eleitor deve voltar depois de 90 dias.
O Código Eleitoral permite que o cidadão se ausente do trabalho para acertar sua situação com a Justiça Eleitoral. Para isso, precisa avisar a empresa com pelo menos 48 horas de antecedência.


Texto Anterior: Eleições 2004: Duda fará campanha do PT em 4 capitais
Próximo Texto: Janio de Freitas: A indagação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.