São Paulo, terça-feira, 02 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procuradores devem processar delegados da PF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério Público Federal pretende mover ação penal contra os delegados da Polícia Federal responsáveis pela investigação clandestina sobre o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"O que a polícia fez foi uma autêntica arapongagem. Isso não pode existir", disse ontem o procurador da República Celso Três, que deverá subscrever a ação em parceria com o procurador Luiz Francisco de Souza.
Segundo Três, "parece bastante claro que há elementos para uma imputação [penal"" contra funcionários da PF. Os possíveis crimes são prevaricação (pela não-comunicação dos fatos ao MP) e abuso de autoridade (pela condução ilegal de investigação policial).
Antes de ajuizar a ação, os procuradores pretendem aguardar a conclusão de sindicância aberta na PF para apurar a responsabilidade pela investigação clandestina. "O ministro da Justiça prometeu que seria uma apuração rápida, então vamos aguardar", disse Três. Os documentos expõem sobretudo o delegado Alberto Lasserre Kratzl Filho.



Texto Anterior: STF nega pedido de inquérito contra Dirceu
Próximo Texto: Diplomacia: Presidente do México chega hoje ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.