São Paulo, terça-feira, 02 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Presidente do México chega hoje ao Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do México, Vicente Fox, chega hoje a Brasília. A visita de Fox marca uma nova fase da diplomacia mexicana. A maior economia da América Latina -o Brasil perdeu a posição para o México no ano passado- pretende aproximar-se política e economicamente da América do Sul.
Fox quer conhecer quem será seu interlocutor no Brasil a partir do ano que vem. Para isso, na quarta-feira, ele vai se encontrar com pelo menos três dos candidatos à sucessão presidencial, na Embaixada do México.
O presidente terá breves encontros -de no máximo vinte minutos- com José Serra (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Anthony Garotinho (PSB). Por problemas de agenda, até ontem o encontro com Ciro Gomes (PPS) não havia sido confirmado.

Visitas
Será a segunda visita de Fox ao Brasil. O presidente mexicano esteve em Brasília em agosto de 2000, quando já havia sido eleito.
Neste ano, Fox retribui a visita oficial feita pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no ano passado. De Brasília, Fox segue para Buenos Aires para a reunião de cúpula do Mercosul, que ocorre na quinta e na sexta-feira.
Fox e FHC anunciam o fechamento de um acordo comercial entre os dois países. Até 2006, o acordo deverá ser ampliado para todo o Mercosul.
Devido à sua localização geográfica, o México concentra suas relações políticas e econômicas com os Estados Unidos. Mais de 80% de suas trocas comerciais são feitas com os americanos.
De acordo com o Itamaraty, Brasil e México pretendem estreitar os laços. Fox tem sido um interlocutor de FHC. Recentemente, o presidente brasileiro queixou-se a Fox, durante um encontro em Madri, da irrelevância da América Latina para os EUA.
O presidente mexicano chega hoje à noite e janta com FHC. Na terça-feira, assina acordos, almoça com empresários, visita o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal e parte para Buenos Aires após as reuniões com os presidenciáveis.



Texto Anterior: Procuradores devem processar delegados da PF
Próximo Texto: Rumo às Eleições: Serra e Ciro armam palanques mais fortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.